Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/223
Título: Estatuto do desarmamento: análise da efetividade no combate aos crimes no Brasil
Autor(es): Portela, Thiago Barreto
Silva Neto, Jose Gomes da
Palavras-chave: Eficiência
Armas de fogo
Estatuto do desarmamento
Controle de armas
Crime
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: SILVA NETO, José Gomes da. Estatuto do desarmamento: análise da efetividade no combate aos crimes no Brasil. 2020. 24f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente artigo científico intitulado com o nome Estatuto do Desarmamento: Análise da efetividade no combate aos crimes no Brasil. Tem como seu objetivo principal explanar sobre quais efeitos foram alcançados pelo Estatuto do Desarmamento no combate a criminalidade. Analisam-se, ainda, as leis que antecederam o Estatuto do Desarmamento ao longo do tempo, comentando suas transformações regulamentares até a atual. O estudo principal do artigo teve suas fontes de pesquisas alcançadas por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando referências teóricas, leis e dados estatísticos elaborados pelo atlas mapa da violência e o fórum de segurança pública. Analisaremos como objetivo geral o histórico comparativo criminal de violência no Brasil, através de gráficos e citações de estudiosos como Benedito Barbosa e Flávio Quintela, que dissertam e remetem sobre a ineficácia do Estatuto do Desarmamento no combate a violência no Brasil. E sob o referencial teórico do autor Marcelo Neves, realizou-se análise da efetividade da lei desarmamentista e efeitos práticos advindos do texto normativo. Os objetivos específicos são explorar dados de efeitos do Estatuto do Desarmamento, dissertar o conceito textual do Estatuto do Desarmamento e verificar efeitos do Estatuto. O intuito é possibilitar uma melhor compreensão sobre a eficácia da lei, sendo que o Estatuto deveria ser dotado de eficácia podendo ser auxiliado por outros institutos e uma possível reforma no judiciário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/223
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ GOMES DA SILVA NETO_TCC.pdf706,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.