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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Figueiredo, Camile Araujo de | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Gabriel Quinto | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T16:36:08Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T16:36:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-19 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Gabriel Quinto. O direito fundamental à educação: o reflexo na cidadania no contexto sócio-político no Brasil. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/218 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem a finalidade precípua de discutir a importância da educação no contexto familiar, econômico e político do Brasil, analisando, para tanto, noções básicas civilistas. O método que foi adotado neste artigo foi de pesquisa descritiva, utilizando-se, contudo, de embasamentos feitos em levantamentos bibliográficos, amparados na Constituição Federal de 1988, confrontando hipóteses através do uso de argumentos jurídicos, discorrendo sobre a importância da educação dentro do contexto social brasileiro. No texto será discorrido sobre conceitos, funções, bem como sobre a importância de uma legislação civilista para o Estado e a necessidade de que a população conheça o sistema normativo de seu País, para que possam assumir um papel mais participativo no campo político. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre direito fundamental a educação demonstrando, com a amarração feita entre o problema social e a necessidade de conhecimento jurídico, a possibilidade de se escalar novos e melhores horizontes para que se respeite o direito do cidadão de adquirir cultura por meio de políticas públicas, e discorrer sobre a educação nos moldes constitucionais o que se mostra uma das mais eficazes maneiras de incentivo a formação de um cidadão realmente consciente das atitudes que adota. O atual estágio de desenvolvimento humano e dos Estados, é cada vez mais, indispensável para concretização do que preceitua o Estado Democrático de Direito, na busca por uma educação como processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano. Por fim, verificou-se que a educação é a forma mais competente de criar cidadãos dignos e participativos dentro do contexto em que vivemos, apesar de tantas disparidades políticas, e da falta de incentivos voltados a formação de um sujeito com direitos e deveres, a educação prossegue além do contexto econômico, buscando a fundo seu meio cultural, formando assim sujeitos ativos em umas sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Reflexo social | pt_BR |
dc.subject | Sistema normativo | pt_BR |
dc.subject | Consciência social | pt_BR |
dc.title | O direito fundamental à educação: o reflexo na cidadania no contexto sócio-político no Brasil | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Direito Centro - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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