Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/206
Título: A objeção de consciência do médico em face ao aborto
Autor(es): Cidrao, Tais Vasconcelos
Alves, Andreza de Sousa
Palavras-chave: Aborto
Objeção de consciência
Direito à liberdade
Data do documento: 25-Jun-2020
Citação: ALVES, Andreza de Sousa. A objeção de consciência do médico em face ao aborto. 2020. 38f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca analisar a objeção de consciência do médico com relação à prática do aborto. A objeção de consciência é o instrumento por meio do qual o objetor deixa de cumprir norma a todos imposta, quando esta é incompatível com os desígnios de sua consciência. O referido instituto é decorrente do direito à liberdade de consciência e da dignidade da pessoa humana. O aborto é a interrupção da gestação com o consequente fim da vida em gestação. A legislação brasileira criminaliza o aborto, entretanto deixa de aplicar a pena para o aborto quando há riscos de morte da gestante, gravidez decorrente de estupro, ou quando o feto é anencéfalo. Nessas situações, o aborto deve ser realizado por médico. Nesse contexto, a objeção de consciência tem sido um importante instrumento de proteção da liberdade de consciência desses profissionais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/206
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA DE SOUSA ALVES_TCC.pdf701,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.