Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2038
Título: “Felicidade por um fio”: Análises sobre os entrelaçamentos entre identidades, cabelos e autoimagem de mulheres negras.
Autor(es): Silva, Lorena Brito da
Silva, Eline Vivian Uchôa da
Palavras-chave: Mulheres negras
Cabelos
Identidades
Racismo
Data do documento: 16-Dez-2022
Citação: SILVA, Eline Vivian Uchôa da. “Felicidade por um fio”: Análises sobre os entrelaçamentos entre identidades, cabelos e autoimagem de mulheres negras. 2022. 48f. Monografia (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Considerando as violências vivenciadas pela população negra em consequência do racismo e, principalmente, as discriminações sofridas devidos aos seus traços fenotípicos como os cabelos, este trabalho propôs-se a questionar: qual é a função exercida pelos cabelos no processo de construção identitária de mulheres negras? Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a relação das mulheres negras com seus cabelos no processo de construção da identidade étnico racial a partir da análise do filme “Felicidade por um fio”. Para isso, buscou-se identificar como ocorre o processo de construção da identidade étnico-racial de mulheres negras, investigar os impactos do racismo na construção de sua autoimagem e compreender a relação das mulheres negras consigo mesmas e com seus cabelos a partir da análise do filme “Felicidade por um fio”. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, pois se considera que este método visa compreender o nível subjetivo e relacional da realidade social, além de considerar o contexto histórico-social do indivíduo, bem como suas atitudes. O uso da análise fílmica foi considerado pertinente diante do compromisso ético e político de realizar discussões de forma acessível à população em geral, para além do universo acadêmico. O filme “Felicidade por um fio” expressou as repercussões que as experiências de racismo vivenciadas na infância possuem sobre a vida adulta, demonstrando, assim, os efeitos na construção da identidade da personagem e na formulação de sua autoimagem, possibilitando acompanhar como a relação com seus cabelos influenciou sua vida e como a mudança em seus cabelos desencadeou uma nova relação dela consigo mesma. Ao entrelaçar as análises com os estudos acerca das experiências de mulheres negras brasileiras, percebeu-se que, apesar da diferença geográfica e do contexto social em que estão inseridas a população negra brasileira e a estadunidense, as relações das mulheres negras com seus cabelos apresentaram inúmeras semelhanças.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2038
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELINE VIVIAN UCHÔA DA SILVA_TCC.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.