Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1974
Título: A implementação da política nacional de humanização na assistência de enfermagem na atenção primária à saúde: ensaio teórico-reflexivo
Autor(es): Oliveira, Francisco Ariclene
Anjos, Brena Kercia Alves dos
Holanda, Tayanne Guerra
Palavras-chave: Humanização
Enfermagem
Primária à Saúde
Data do documento: 13-Dez-2023
Citação: ANJOS, Brena Kercia Alves dos; HOLANDA, Tayanne Guerra. A implementação da política nacional de humanização na assistência de enfermagem na atenção primária à saúde: ensaio teórico-reflexivo. 2023. 14f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A palavra humanização tem sido utilizada nas situações em que, além de valorizar o cuidado em suas dimensões técnicas e científicas, reconhecem-se direitos do paciente, respeita-se sua individualidade, dignidade, autonomia e subjetividade, sem se esquecer do reconhecimento do profissional, também, enquanto ser humano, pressupõe uma relação sujeito-sujeito. Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A atenção básica é caracterizada por um conjunto de ações de saúde, pois abrange a promoção e a proteção de saúde, é o contato preferencial dos usuários com o sistema de saúde. A enfermagem visa excepcionalmente o cuidado, sendo considerada a arte do cuidar,a qual envolve pessoas que têm contato e cuidam de outras. Diante dos pressupostos apresentados, se faz a seguinte indagação: Quais os desafios e potencialidades observados no processo de implementação da política nacional de humanização na assistência de enfermagem na atenção primária à saúde? O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de implementação da política nacional de humanização na assistência de enfermagem na atenção primária à saúde. A metodologia ensaio teórico do tipo reflexivo, de natureza exploratória e com abordagem qualitativa, construído com base na leitura crítica de estudos científicos mais atuais. Conclui-se que os desafios e potencialidades observados no processo de implementação da política nacional de humanização na assistência de enfermagem na atenção primária à saúde passam pelo acolhimento do paciente pela adoção de uma postura ética na escuta qualificada dos usuários e de suas queixas, que a construção do acolhimento humanizado pressupõe parceria entre a equipe multiprofissional, a gestão, o usuário e a comunidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1974
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENA KERCIA ALVES DOS ANJOS TAYANNE GUERRA HOLANDA TCC.pdf185,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.