Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1967
Título: Eficácia terapêutica da cannabis em pacientes com dores crônicas neuropáticas orofaciais: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Esses, Diego Felipe Silveira
Farias, Marcela Nogueira Alves
Martins, Yan Alves
Palavras-chave: Cannabidiol
Dor crônica
Receptores canabinóides
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: FARIAS, Marcela Nogueira Alves; MARTINS, Yan Alves. Eficácia terapêutica da cannabis em pacientes com dores crônicas neuropáticas orofaciais: revisão integrativa da literatura. 2023. 39f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Frequentemente pacientes procuram profissionais médicos e odontológicos com múltiplas etiologias de dor orofacial que inclui dor aguda, dor crônica, e dor neuropática, entre outras. Nessa perspectiva, o uso de cannabis medicinal aumentou em todo o mundo nos últimos anos, tanto a cannabis natural como a sintética com produtos para uso medicinal têm ganhado cada vez mais atenção em todo o mundo devido ao crescimento de evidências que apoiam seu uso no alívio da dor inflamatória crônica e neuropática associada com uma variedade de condições. A partir da revisão de literatura integrativa desenvolvida, buscaram-se estudos que evidenciam a eficácia da cannabis nas dores crônicas neuropáticas. Através de uma pesquisa nos bancos de dados PubMed e Medline por meio da BVS, utilizando descritores identificados no Descritores Ciências da Saúde (DeCS/Bireme) e no Medical Subject Headings (MeSH/PubMed): “Canabidiol” (“Cannabidiol”), “Chronic pain” (“Dor crônica”), “Cannabinoid Receptors” (“Receptores canabinóides”). Além de seus respectivos termos em português incluindo publicações de 2018 a 2023. Foram encontrados 360 resultados e com a aplicação dos critérios de inclusão e respeitando os critérios de exclusão, ficaram 42 artigos que, após leitura na íntegra, foram excluídos 29, restando 13 artigos. Desta forma, constatou-se que os canabinóides provaram a sua eficácia como abordagem complementar ou alternativa quando outros métodos de tratamento disponíveis não produziram os resultados esperados e satisfatórios. Destarte, evidenciando os efeitos farmacológicos da cannabis na dor, sugerindo sua utilização em pacientes com dores crônicas, incluindo dores neuropáticas. Bem como opção terapêutica nos sintomas de abstinência, como abuso e dependência de opiáceos. Além disso, são necessárias pesquisas futuras para compreender melhor o impacto das interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas com a cannabis medicinal nos cuidados clínicos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1967
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YAN ALVES MARTINS MARCELA NOGUEIRA ALVES FARIAS TCC.pdf286,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.