Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1955
Título: Mortalidade na infância por causas evitáveis em menores de 5 anos no nordeste do brasil no período de 2019 a 2021.
Autor(es): Gomes, Ana Lucia Araujo
Almeida, Ana Vitoria Rocha
Silva, Laíssa Almeida Custódio da
Palavras-chave: Mortalidade na Infância
Estatísticas Vitais
Causas evitáveis
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: ALMEIDA, Ana Vitoria Rocha; SILVA, Laíssa Almeida Custódio da. Mortalidade na infância por causas evitáveis em menores de 5 anos no nordeste do brasil no período de 2019 a 2021. 2023. 39f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: A mortalidade na infância por causas evitáveis está relacionada com os casos de óbitos que ocorrem em menores de 5 anos de idade, em que poderiam ter sido evitados por adequadas ações de saúde. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos casos notificados de óbitos por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos de idade no Nordeste brasileiro no período de 2019 a 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, usando dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), eles foram organizados e tabulados com os recursos do Microsoft Excel 365, no qual subsidiou a análise desses dados por meio da criação de gráfico e tabelas. Resultados: O estado da Bahia apresentou o maior número de óbitos registrados entre os estados estudados, o sexo masculino foi o mais afetado pelos óbitos por causas evitáveis, a raça parda mostrou-se a mais prevalente dentre os registros dos óbitos, a faixa etária de 0 a 6 meses foi a mais frequente entre os estados, e as causas de morte mais recorrentes estão presentes nas categorias reduzíveis por adequada atenção a mulher na gestação, parto e na assistência ao recém-nascido. Conclusão: O estudo possibilitou a compreensão acerca do perfil epidemiológico da mortalidade na infância por causas evitáveis em menores de 5 anos e mostrou a necessidade de se trabalhar na perspectiva da prevenção, notificação e investigação do óbito como forma de fortalecer e qualificar os serviços de saúde ofertados, no que concerne em ações adequadas no pré e pós-natal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1955
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA VITORIA ROCHA ALMEIDA LAÍSSA ALMEIDA CUSTÓDIO DA SILVATCC .pdf748,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.