Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1943
Título: Atuação do enfermeiro na detecção precoce do transtorno do espectro autista na estratégia saúde da família
Autor(es): Pitombeira, Mardenia Gomes Vasconcelos
Sena, Narjara Silva de
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Enfermagem
Autismo infantil
Data do documento: 18-Jun-2021
Citação: SENA, Narjara Silva de. Atuação do enfermeiro na detecção precoce do transtorno do espectro autista na estratégia saúde da família. 2021. 27f. Monografia (Pós-Graduação em Enfermagem pediátrica e neonatal). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento na interação social, na comunicação verbal e não verbal, no comportamento restrito e repetitivo bem como no uso da imaginação, podendo ser percebido, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida. Este estudo tem como objetivo realizar o levantamento da produção científica brasileira sobre a atuação do enfermeiro na detecção precoce do Transtorno do Espectro do Autismo infantil na Estratégia Saúde da Família. Tratou-se de um estudo de revisão integrativa onde utilizou-se as fontes para pesquisa a Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e A Sistema Online de Busca e a Análise de Literatura Médica (MEDLINE), ambos via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), também pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), pelo Portal de Periódicos (CAPES) e Google Acadêmico. E como critérios de inclusão utilizaou-se de artigos originais, publicados em idiomas português, inglês e espanhol, disponibilizados em meio eletrônico gratuitamente. Já os critérios de exclusão foram: repetições nas bases de dados e não responder à questão de pesquisa. Na análise dos textos, a partir da apresentação sistemática, foram apresentados os resultados, sendo construídas categorias que agregaram os dados de forma compreensiva. A pesquisa se deu em seis buscas, apresentando 135 artigos, porém, com base nos critérios de inclusão e exclusão, houve redução para 31 artigos acessados, e, após leitura dos temas e dos resumos, resultaram sete estudos completos a serem trabalhados detalhadamente. Resultados: foram elaboradas três categorias para melhor entendimento do assunto: Atuação do enfermeiro sobre o Transtorno do espectro Autista na infância, na qual é abordado o conhecimento do enfermeiro sobre este tema; Assistência de enfermagem no rastreamento de sinais do Transtorno do Espectro Autista diante das consultas de puericultura, em que são elencadas as estratégias usadas para detecção precoce deste transtorno; e, por último, Ações de enfermagem às crianças com Transtorno do Espectro Autista e familiares, na qual são descritas as intervenções que o enfermeiro pode realizar para uma detecção precoce na estratégia saúde da família. Por fim, entende-se que o enfermeiro tem o papel de ser agente de socialização, diante da criança autista, juntamente à família, como educador. Dentre todos os profissionais envolvidos nesse processo, o enfermeiro é quem faz o primeiro contato e quem despende mais tempo com esse paciente, além do mais é ele quem desempenha a função de mediador entre as famílias e outros profissionais da área de saúde, encaminhando-os a uma equipe multiprofissional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1943
Aparece nas coleções:Enfermagem Pediátrica e Neonatal Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NARJARA SILVA DE SENA_TCC.pdf320,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.