Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1923
Título: Construção de ficha roteiro para a sistematização da visita domiciliar de pacientes com condições de cronicidade
Autor(es): Moura, Denizielle de Jesus Moreira
Oliveira, Letícia Moura
Silva, Vitória Cristina Lemos da
Palavras-chave: Visita Domiciliar
Atenção Primária a Saúde
Serviços de Saúde para Idosos
Data do documento: 11-Jun-2021
Citação: OLIVEIRA, Letícia Moura; SILVA, Vitória Cristina Lemos da. Construção de ficha roteiro para a sistematização da visita domiciliar de pacientes com condições de cronicidade. 2021. 47f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A Atenção Básica é a principal porta de entrada e funciona como centro articulador de um conjunto de ações que buscam proporcionar promoção, qualidade de vida, proteção, diagnóstico, cuidados, tratamento e prevenção de doenças. Dentre as atividades desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Família, a visita domiciliar é uma estratégia que possibilita a extensão do cuidado ao domicílio do usuário. Assiste pacientes, idosos, acamados, em situação de cronicidade, dentre outros. O enfermeiro é uma peça essencial, para que, esse paciente que necessita da visita domiciliar, seja assistido de maneira adequada, e que tenha acesso aos serviços de saúde no próprio domicílio, buscando uma assistência qualificada, humanizada e acolhedora. O uso de tecnologias educativas poderá auxiliar o profissional de saúde em especial o enfermeiro no processo da consulta. Assim, este estudo objetivou construir ficha-roteiro para a sistematização da consulta na visita domiciliar. Tratou-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: Análise do conteúdo a ser descrito na ficha/roteiro, Desenvolvimento de layout, Diagramação da ficha/roteiro e anexos. Dessa forma, foram elaboradas duas fichas, uma voltada para a primeira visita e a outra para as visitas subsequentes. As fichas foram desenvolvidas a partir da análise na literatura, em artigos, livros e manuais. A ficha 1 é estruturada com dados de identificação do paciente, condições de moradia, dinâmica familiar, história pregressa, buscando abordar tanto o contexto familiar quanto as características do domicílio no qual está inserido. A ficha 2 foi elaborada para a continuidade das visitas subsequentes. Segue uma linha de raciocínio com anamnese, sinais vitais, exame físico céfalo-caudal, evolução e intervenções descritas pelo profissional. Tem como finalidade avaliar o estado geral do paciente, suas condições de saúde, suas comorbidades e queixas. Ao final da ficha foi desenvolvido um espaço para anexos com informações, anexo C- Escala de Braden, anexo D- Regiões mais comuns de lesões por pressão, anexo E- Escala visual da dor, anexo F - Orientações ao profissional de saúde sobre visita domiciliar. Acredita-se que a construção da ficha/roteiro tem a capacidade de auxiliar o enfermeiro e os demais profissionais da saúde durante a visita domiciliar, possibilitando um cuidado singular e melhorando a qualidade de vida das pessoas e famílias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1923
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA MOURA OLIVEIRA e VITÓRIA CRISTINA LEMOS DA SILVA_TCC.pdf733,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.