Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/192
Título: Efeitos da crise econômica brasileira de 2014 nas indústrias alimentícias da B3
Autor(es): Oliveira, Talyta Eduardo
Gullini, Dominique Martins
Araujo, Isaias Lima de
Palavras-chave: Demonstração dos fluxos de caixa
Análise dos fluxos de caixa
Indicadores financeiros
Data do documento: 15-Jun-2020
Citação: GULLINI, Dominique Martins; ARAÚJO, Isaías Lima de. Efeitos da crise econômica brasileira de 2014 nas indústrias alimentícias listadas na B3. 2020. 35f. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A utilização de indicadores financeiros para a análise de demonstrações contábeis a respeito do patrimônio das entidades, está se tornando cada vez mais requisitada em vista das possíveis flutuações da economia. Em meados do ano de 2014, causada por diversos fatores intrínsecos e extrínsecos, o Brasil começou a enfrentar uma das mais severas crises político-econômica já registradas. No ápice da mesma, a inflação ultrapassou um teto limite estabelecido pelo governo, em vista disso, com o aumento dos preços e a desvalorização do real, o desemprego aumentou e, como consequência, o consumo baixou. A economia brasileira estava em processo de recessão. O trabalho a seguir objetiva observar e comparar o comportamento financeiro no período de pré-crise e de crise e analisar se houveram impactos sofridos no caixa operacional das indústrias alimentícias listadas na bolsa de valores Brasil Bolsa Balcão (B3), durante a crise econômica de 2014, a partir do ano de 2012 até o ano de 2018. Ressalta-se a importância da elaboração da demonstração dos fluxos de caixa para uma boa gestão dos recursos assim como seu proveito para a tomada de decisões perante a entidade e a sua divulgação para avaliação por parte de seus usuários. A pesquisa vale-se de quocientes sobre o retorno de caixa das empresas e indicadores de qualidade dos resultados aplicados em cima de valores obtidos através das demonstrações financeiras das entidades estudadas e do teste de Mann-Whitney para comparar os períodos. Verificou-se que, apesar do baixo consumo registrado, as companhias não sofreram grandes quedas em seus faturamentos, diferentemente de outros setores da economia atingidos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/192
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOMINIQUE MARTINS GULLINI e ISAÍAS LIMA DE ARAÚJO_TCC.pdf522,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.