Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/191
Título: O terceiro setor e a ordem tributária: um estudo de caso sobre os clubes de futebol brasileiros na perspectiva do Clube de Regatas Flamengo
Autor(es): Silva, Jose Maria Alexandre
Cortez, Diego Sobreira da Cruz
Monteiro, Alef Bruno Fernandes
Palavras-chave: Tributos
Clubes de futebol
Endividamento
Data do documento: 2-Jun-2020
Citação: CORTEZ, Diego Sobreira da Cruz; MONTEIRO, Alef Bruno Fernandes. O terceiro setor e a ordem tributária: um estudo de caso sobre os clubes de futebol brasileiros na perspectiva do Clube de Regatas Flamengo. 2020. 28f. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar fatores que corroboram para o endividamento fiscal dos clubes de futebol brasileiros. Optou-se por analisar os demonstrativos financeiros de um dos clubes mais populares do país, o Clube de Regatas do Flamengo, durante o período compreendido entre 2010-2019. A pesquisa é de natureza exploratória e utilizando a pesquisa documental como material de coleta. Os resultados encontrados são: o fluxo de caixa dos clubes é muito dependente de como vão os resultados esportivos em campo, para conseguir resultados esportivos satisfatórios os clubes se rendem ao mercado e acordam despesas que estão além de suas capacidade financeiras, a manutenção de jogadores “campeões” é prioridade em relação ao pagamento das dívidas, por isso os tributos ficam em segundo plano. Por fim, os resultados apontam no sentido dos clubes tornarem suas gestões mais responsáveis e profissionais, buscando em jogadores mais jovens ou com menor investimento os resultados esportivos necessários para o crescimento saudável do clube.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/191
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO SOBREIRA DA CRUZ CORTEZ e ALEF BRUNO FERNANDES MONTEIRO_TCC.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.