Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1903
Título: Características clínicas e epidemiológicas da gravidez na adolescência no estado do Ceará
Autor(es): Nogueira, Antonio Adriano da Rocha
Freire, Emilly Silva
Vitor, Carla Roberta da Silva
Palavras-chave: Adolescente
Gravidez na Adolescência
Perfil de Saúde
Gravidez de Alto Risco
Data do documento: 23-Jun-2021
Citação: FREIRE, Emilly Silva; VITOR, Carla Roberta da Silva. Características clínicas e epidemiológicas da gravidez na adolescência no estado do Ceará. 2021. 32f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: A adolescência é um período entre dez e dezenove anos de idade, marcado por mudanças significantes que envolvem processos como desenvolvimento biológico, psicológico, sociais e culturais vivenciadas pelo adolescente. Os adolescentes vivenciam mudanças intensas na estrutura e no significado das relações sociais, bem como uma variedade de novas experiências e crescentes demandas sociais. Essas mudanças podem resultar em experiências e comportamentos afetivos que às vezes são opressores, confusos e difíceis. A gravidez na adolescência é considerada de alto risco pela complexidade de fatores, alguns estudos descrevem o aumento da frequência de complicações maternas e perinatais nesse extremo de idade, como pré-eclâmpsia, restrição do crescimento fetal, prematuridade e mortalidade fetal. Objetivo: Analisar o perfil das mães adolescentes residentes no estado do Ceará. Metodologia: Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório, quantitativo e retrospectivo dos dados secundários entre 2000 e 2019, coletados da base de dados do DATASUS. A população do estudo compreendeu 561.644 nascidos vivos, filhos de mães adolescentes residentes no Ceará. Analisou-se as variáveis: instrução da mãe; estado civil da mãe; cor/raça da mãe; local de ocorrência; tipo de parto; duração de gestação; tipo de gestação; consulta de pré-natal; Apgar 1o e 5o minuto; malformação congênita; peso ao nascer e macrorregiões. Utilizou-se o programa Microsoft Office Excel e os dados foram analisados de acordo com a tendência utilizando o agrupamento de informações referente ao tempo que agregou a menor variabilidade dos dados. Não houve necessidade de submissão do estudo ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: As características maternas sofreram aumentos consideráveis em: inclusão escolar, parto cesárea, hospitalização, predomínio de parto pré-termo e números de consultas de pré-natal. Por sua vez, os recém-nascidos destacaram-se pelos aumentos em: adequação ao escore de Apgar e elevação de casos de anomalias congênitas. Houve uma redução expressiva de gravidezes na adolescência na 2a e 5a macrorregiões do Ceará. Conclusão: Este estudo proporcionou a análise dos dados para contribuir com o enfrentamento da gravidez na adolescência, além de colaborar para a qualidade dos serviços e no aprimoramento da informação em saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1903
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA ROBERTA DA SILVA VITOR EMILLY SILVA FREIRE_TCC.pdf450,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.