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dc.contributor.advisorMenezes, Luciana Catunda Gomes dept_BR
dc.contributor.authorBernardo, Helenice do Nascimento-
dc.contributor.authorTabosa, Bruna Neves-
dc.date.accessioned2024-06-05T21:37:13Z-
dc.date.available2024-06-05T21:37:13Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationBERNARDO, Helenice do Nascimento; TABOSA, Bruna Neves. Estratégias de cuidados as pessoas com pé diabético e sua efetividade evidenciadas na literatura. 2021. 50f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1885-
dc.description.abstractO Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome oriunda de um estado crônico de hiperglicemia, sendo o tipo 2 o mais prevalente (cerca de 90% dos casos) e que traz diversas complicações, dentre estas, tem-se o pé diabético (PD). Hoje o PD desperta preocupação à nível mundial haja vista o custo humano e econômico desse problema, especialmente quando resulta em amputações. Para evitar esses desfechos, estratégias de cuidados realizados por enfermeiros torna-se necessitam ser postas em prática. Assim, essa pesquisa, tem como objetivo geral: Conhecer as estratégias de cuidados as pessoas com pé diabético e sua efetividade evidenciadas na literatura. Para isso, realizou-se uma Revisão Integrativa (RI) da literatura nas bases de dados LILACS, PUBMED/MEDLINE e na biblioteca eletrônica SCIELO. Foram identificados 591 artigos, e destes, selecionados 20 para compor a amostra final. Diante das evidências encontradas, o presente estudo pode organizar, mediante critérios de similaridade, os assuntos em três categorias temáticas: 1o categoria: Estratégias de educação em saúde para a prevenção e o manejo do pé diabético, apresentado em sete artigos, 2o Categoria: Síntese das melhores evidencias da efetividade das intervenções educativas as pessoas com pé diabético, identificados em oito publicações e 3o Categoria: Estratégias de cuidados assistenciais as pessoas com pé diabético, presentes em três artigos. Na categoria 1, o processo de Educação em Saúde (ES) foi desenvolvido com uso de tecnologias educativas para o cuidado, a destacar: cartilhas, manuais, oficinas, panfletos, teles saúde, grupos focais, programas de treinamentos, aplicação de questionário, software, ações de ES tradicionais, dentre outras. Na categoria 2, a construção de tecnologias e suas validações clínicas, pode-se evidenciar a efetividade das intervenções educativas, e assim aumentar seu conhecimento, sua habilidade e sua prática para a realização dos cuidados com os pés. Enquanto que a 3, reforçou a importância da avaliação dos pés com o monofilamento, avaliação dermatológica e avaliação dos fatores de risco. Concluiu-se que todas as estratégias de cuidados são efetivas na promoção do autocuidado do pé diabético. Porém, as estratégias por meio de tecnologias educativas mostraram maior eficácia, possibilitando melhora significativa nos conhecimentos, atitudes e práticas do cuidado com os pés e com a saúde, em geral.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectPé diabéticopt_BR
dc.subjectEstratégias de cuidados em saúdept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleEstratégias de cuidados as pessoas com pé diabético e sua efetividade evidenciadas na literaturapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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