Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1871
Título: Cirurgia de readequação sexual: saberes, práticas e implicações para o cuidado de enfermagem
Autor(es): Gomes, Linicarla Fabiole de Souza
Freires, Raylson Ferreira
Palavras-chave: Cirurgia de readequação sexual
Diagnóstico de Enfermagem
Assistência de Enfermagem
Data do documento: 14-Jul-2021
Citação: FREIRES, Raylson Ferreira. Cirurgia de readequação sexual: saberes, práticas e implicações para o cuidado de enfermagem. 2021. 73f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Objetivo: Descrever com base na literatura os saberes e práticas da cirurgia de readequação sexual e as implicações para o cuidado de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa do tipo revisão integrativa da literatura, no qual se divide em seis etapas distintas para se obter um delineamento adequado no estudo. A revisão utiliza-se da busca em duas bases de dados utilizando o descritor “cirurgia de readequação sexual”, para se obter um aprofundamento sobre os saberes, práticas e implicações para o cuidado de enfermagem. Resultados e Discussões: O estudo resulta na identificação dos diversos procedimentos utilizados pelas pessoas trans que submetesse a realização das diversas fases da readequação sexual, com seu início com a utilização de hormônios e a realização de procedimentos cirúrgicos para readequar a própria imagem, tendo como finalidade o seu desejo de pertencer ao gênero que se identifica. Assim fez- se uma divisão em seis categorias distintas sobre os saberes, práticas e implicações de todos os procedimentos cirúrgicos que circunda o processo de readequação sexual. No entanto, a sexta categoria traz uma listagem de diagnósticos de enfermagem, que foram traçados conforme as implicações apresentadas nos estudos selecionados. Com isso, o enfermeiro junto com a equipe multiprofissional, podem dentro deste processo apresentarem soluções valiosas para o cuidado ao paciente trans que submete-se a este tipo de procedimento cirúrgico, a realização de uso de hormônios como forma de início do próprio tratamento sem nenhuma orientação de um profissional da saúde. Conclusão: Através disso, pode-se concluir que no processo de readequação sexual o profissional de enfermagem brasileiro deve se debruçar sobre o conhecimento técnico cientifico adentrando-se também no campo de pesquisa sobre as diversidades de gênero. Pois, a partir disso poderá obter um atendimento de qualidade quanto a esta população que vive muitas das vezes em vulnerabilidade social em conta da falta de políticas públicas voltadas a esta comunidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1871
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYLSON FERREIRA FREIRES_TCC.pdf838,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.