Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1868
Título: O treinamento resistido para o combate dos sintomas de depressão e ansiedade: uma revisão integrativa
Autor(es): Scipiao Junior, Lino Delcio Gonçalves
Rodrigues, Daniel Ferreira
Palavras-chave: Treinamento resistido
Depressão
Ansiedade
Data do documento: 10-Jun-2021
Citação: RODRIGUES, Daniel Ferreira. O treinamento resistido para o combate dos sintomas de depressão e ansiedade: uma revisão integrativa. 2021. 26f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: As doenças psicológicas têm aumentado consideravelmente durante o século. A depressão e a ansiedade são consideradas umas das doenças que mais prejudicam o ser humano na atualidade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas sofrem algum tipo de transtorno psicológico. Sabe-se que a prática de exercício físico é considerado um dos melhores tratamentos para combater esses males. Alguns benefícios da atividade física são: emagrecimento, controle da pressão arterial, produção de hormônios que dão bem-estar e prazer, dentre outros. Uma das práticas físicas mais acessíveis é o treinamento resistido. Isso se dá devido ao crescimento do número de academias com preços acessíveis e equipamentos de ponta. A fácil socialização, o ambiente agradável e os vários benefícios para a saúde tornam a prática mais atrativa. Diante dessas informações, o objetivo desse estudo é compreender se o treinamento resistido é uma intervenção viável para tratamento sintomas depressivos e transtornos de ansiedade. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura. Para o levantamento dos artigos desta pesquisa foi o usado o banco de dados: National Library of Medicine (PUB-MED). Dos 10 trabalhos analisados sobre a intervenção do treinamento resistido, apenas 1 trabalho não apresentou respostas significativas na melhora de depressão e ansiedade. Os outros estudos apresentavam melhoras dos casos clínicos a partir das primeiras semanas, porém não ficou claro a quantidade de volume x intensidade necessários para a intervenção. Conclui-se que o treinamento resistido é uma prática viável para combater sintomas de ansiedade e depressão, embora sejam necessários mais dados sobre o assunto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1868
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL FERREIRA RODRIGUES_TCC.pdf471,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.