Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPolicarpo, Bruno Feitosapt_BR
dc.contributor.authorFerreira Júnior, Paulo Maia-
dc.date.accessioned2024-06-04T21:05:09Z-
dc.date.available2024-06-04T21:05:09Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationFERREIRA JÚNIOR, Paulo Maia. Desempenho em saúde no ENADE como indicador da qualidade da formação em Educação Física. 2021. 16f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1864-
dc.description.abstractA expansão do Ensino Superior no Brasil cria a necessidade de constante avaliação para que não se perca a qualidade da formação oferecida, por isso o presente estudo objetiva verificar o desempenho dos estudantes de bacharelado em Educação Física no Enade nas questões relacionadas a saúde, sabendo da importância dessa área para os profissionais. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e possui caráter documental. Foram separadas as questões de saúde das provas de 2010, 2013 e 2016, totalizando 12 questões, tendo sido verificado o desempenho a partir do relatório síntese de área disponível no site do INEP. Nas duas questões discursivas encontradas o desempenho dos estudantes foi baixo, onde cerca de 22% dos alunos deixaram as duas questões em branco ou zeraram e em média apenas 15% possuiu um desempenho igual ou superior a 60 pontos, de um total de 100 possíveis. Nas questões objetivas o desempenho foi bem melhor, onde sete das dez questões foram acertadas por mais de 50% dos estudantes, tendo como destaque o ano de 2013, onde a média de acerto foi de 65%. É possível concluir que houve diferença de desempenho entre questões discursivas e objetivas, mas no geral o desempenho foi satisfatório. Além disso, a quantidade de questões de saúde foi considerada baixa, tendo em vista a importância que a área possui na formação em Educação Física, especialmente no ano de 2016, onde foram encontradas apenas duas questões.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleDesempenho em saúde no ENADE como indicador da qualidade da formação em Educação Físicapt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO MAIA FERREIRA JÚNIOR_TCC.pdf476,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.