Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1858
Título: A relevância da prática do crossfit na saúde mental de seus praticantes durante a pandemia do novo coronavírus
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Queiroz, Gustavo Augusto Rodrigues
Palavras-chave: Crossfit
Exercício físico
Saúde mental
Data do documento: 11-Jun-2021
Citação: QUEIROZ, Gustavo Augusto Rodrigues. A relevância da prática do crossfit na saúde mental de seus praticantes durante a pandemia do novo coronavírus. 2021. 25f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: No final do ano de 2019, surgi na cidade de Wuhan na China, os primeiros casos de infectados com a doença Covid-19. Como medidas de combate a pandemia os Estados optaram pelo isolamento social rígido, no qual as pessoas só poderiam sair de casa em extrema necessidade, como consequência do combate, houve crescimento de transtornos mentais, tais como a ansiedade, depressão, e o TOC – Transtorno obsessivo compulsivo. Deste modo o presente estudo tem como objetivo identificar a influência da prática do CrossFit na saúde mental de seus praticantes, assim como seus efeitos significativos na qualidade de vida dos mesmos. Participaram desta pesquisa 62 praticantes de CrossFit decorrendo 56,5% do sexo feminino e 43,5% do sexo masculino. Compreendidos na faixa etária de 19 a 49 anos de idade, tendo um período de 3 meses de prática de Crossfit. Na terceira questão ao indagar sobre o motivo no qual levou o aluno praticar CrossFit, obteve-se como resultado 59% afirmaram está relacionado a saúde; enquanto 23% afirmaram está relacionado ao controle do estresse, ansiedade, depressão e outros; 9,8% afirmaram está relacionado ao lazer; 4,9% afirmaram está relacionado a estética; e 3,3% afirmaram está relacionado a caráter competitivo. Na quarta questão ao indagar sobre a relevância do Crossfit para saúde mental, obteve-se como resultado, 72,1% dos praticantes confirmaram muito relevante a prática para a saúde mental, enquanto 27,9% afirmaram relevante. Portanto, a prática do CrossFit apresenta relevância na saúde mental dos adeptos. Influenciando na saúde biopsicossocial, no controle da ansiedade, estresse, depressão dentre outros. Destaca-se como benefícios da modalidade: melhora da capacidade cardiorrespiratória, melhora no desenvolvimento dos exercícios, melhora nas atividades realizadas em casa e no trabalho.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1858
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO AUGUSTO RODRIGUES QUEIROZ_TCC.pdf779,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.