Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1856
Título: Aspectos psicológicos relacionados a pandemia do novo coronavírus em pessoas ativas
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Araújo, Marcondes Sullyvan de Andrade
Palavras-chave: Pandemia
Depressão
Ansiedade
Exercício físico
Data do documento: 12-Jun-2021
Citação: ARAÚJO, Marcondes Sullyvan de Andrade. Aspectos psicológicos relacionados a pandemia do novo coronavírus em pessoas ativas. 2021. 17f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: No ano de 2020, a história do mundo ficou marcada pela Covid-19, doença causada pelo novo vírus SARS-CoV-2, que causou inúmeros casos e óbitos em todos os continentes do planeta. No estudo, a observação foi caracterizada através da coleta de dados, onde foram utilizados dois modelos de questionários: o Inventário de Beck para mensurar o nível de depressão nos indivíduos estudados e o IPAQ 8.0 (versão curta). Optou-se por uma amostra não probabilística de conveniência, constituído por 105 participantes de ambos os sexos, constituído de uma avaliação feita por questionário no processo de coleta de dados, a promover um resultado sobre os problemas acarretados com a pandemia. Os dados foram coletados através de um questionário, disponibilizado em uma plataforma digital no site Google Forms. Dos 105 participantes foram encontrados os seguintes resultados: 43,8% insuficientemente ativos quando perguntados sobre o tempo de caminhada que praticavam na semana; 21% ativos moderados, praticantes de exercícios moderados; 12,4% ativos vigorosos, praticantes de exercícios vigorosos e 65,7% sedentários perguntados quanto ao tempo que gastavam sentados no final de semana. Nos resultados apresentados, os níveis leves e moderados de depressão foram encontrados, concluiu-se que pessoas mais ativas fisicamente, encontram-se mais protegidas contra desordens depressivas em relação às menos ativas. Parece existir relação direta e inversa, entre o nível de atividade física e níveis aumentados de comportamento depressivo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1856
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCONDES SULLYVAN DE ANDRADE ARAÚJO_TCC.pdf719,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.