Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1847
Título: Enfermagem na atenção primária e hospitalar nos cuidados com o recém-nascido e à mulher no puerpério: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Oliveira, Francisco Ariclene
Silva, Amanda
Souza, Anny Raysila dos Santos
Palavras-chave: Puericultura
Aleitamento Materno
Atenção primária à saúde
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: SILVA, Amanda; SOUZA, Anny Raysila dos Santos. Enfermagem na atenção primária e hospitalar nos cuidados com o recém-nascido e à mulher no puerpério: uma revisão narrativa da literatura. 2021. 30f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O puerpério, tempo de seis a oito semanas após o parto, didaticamente, pode ser dividido em três períodos, sendo: imediato, tardio e remoto, logo, é considerado um período de riscos para alterações fisiológicas e psicológicas, e tornam-se essenciais os cuidados de enfermagem qualificados e que tenham como base a prevenção de complicações nesta fase. Objetivou-se explorar a produção científica nacional sobre a assistência de enfermagem na atenção primária e hospitalar nos cuidados com o recém-nascido e à mulher no puerpério. Trata-se de um estudo do tipo Revisão Narrativa da Literatura, cujo propósito foi mapear as publicações acerca da assistência de enfermagem na atenção primária e hospitalar nos cuidados com o recém-nascido e à mulher no puerpério. Para isso, o levantamento bibliográfico ocorreu no período de 11 a 14 de maio, tendo como fonte de pesquisa o portal da Biblioteca Eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando-se as seguintes palavras-chaves/descritores em português: Puericultura; Aleitamento Materno; Atenção Primária à Saúde. A aplicação dos critérios de elegibilidade estabelecidos para operacionalização da busca na plataforma escolhida (SciELO) resultou numa seleção amostral de 18 publicações. Os resultados mostram, dentre as principais dificuldades enfrentadas pelas puérperas, as intercorrências mamárias relacionadas à lactação (dor, fissuras mamares, mastites, ingurgitamento mamário), incontinência urinária, dores incisionais associadas a incisão cirúgica e episiotomia, sintomas gastrointestinais e diástase dos músculos reto-abdominais (DMRA). As contribuições dos estudos pontuam que os enfermeiros utilizam as informações para planejamento das ações no dia a dia aquém do seu potencial de uso. Apesar dos sujeitos reconhecerem as potencialidades das informações em saúde, estas não são utilizadas para o planejamento de suas ações cotidianas. Diante desse contexto, recomendam-se as capacitações voltadas para o conjunto dos recursos humanos, as quais foram descritas pelos profissionais como escassas, desarticuladas e desintegradas. Conclui-se que, durante o período puerperal a mulher, precisa ser vista em sua totalidade, por uma percepção absoluta que considere a conexão sociocultural e familiar. Os profissionais de saúde devem estar atentos e disponíveis para compreender e notar as reais necessidades mostradas por cada mulher, qualificando o cuidado para com ela e com o recém-nascido.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1847
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA SILVA ANNY RAYSILA DOS SANTOS SOUZA_TCC (1).pdf412,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.