Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1842
Título: Utilização do treino de preensão manual na redução da pressão arterial em individuos hipertensos: uma revisão sistemática
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Silva, Taynan Farias da
Palavras-chave: Hipertensão
Pressão arterial
Pressão manual
Treino
Data do documento: 11-Jun-2021
Citação: SILVA, Taynan Farias da. Utilização do treino de preensão manual na redução da pressão arterial em individuos hipertensos: uma revisão sistemática. 2021. 21f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A hipertensão arterial afeta aproximadamente 26% da população mundial e representa um importante fator de risco para o acontecimento de doenças cardiovasculares. O treino isométrico de preensão manual é um meio utilizado para verificar a redução dos níveis de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) em repouso. O mesmo vem sendo estudado como uma ferramenta potencial de reduzir os níveis da PA. Objetivo: Buscar compreender se tem uma redução significativa da pressão arterial sistólica e diastólica em um grupo específico, indivíduos hipertensos, com a utilização dos protocolos do treinamento e assim obter auxílio para uma prática clínica, tendo respostas dos níveis de PA durante uma sessão de treino. Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados: Pubmed, Google Acadêmico, Lilacs, Scielo, PEDro e Ebsco por ensaios clínicos publicados, sem corte temporal, que avaliaram o efeito do treino isométrico de preensão manual sobre os níveis da PA em hipertensos. Foram incluídos: artigos com período de intervenção ≥ 8 semanas realizados em sujeitos com idade >18 anos. Os dados foram apresentados em diferenças médias com o intervalo de confiança de 95%. Resultados: Foram encontrados inicialmente 41 títulos destes, após a exclusão de títulos repetidos e estudos que não contemplassem os critérios de inclusão desta revisão, foram incluídos 4 artigos. Reduções significativas foram observadas na PA sistólica (PAS), na PA média (PAM) e na PA diastólica (PAD). Conclusão: Concluiu-se que o treino de preensão manual reduziu a pressão arteral nos indivíduos hipertensos embora ainda há necessidade de mais estudos pois os resultados foram obtidos com diferentes protocolos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1842
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAYNAN FARIAS DA SILVA_TCC.pdf516,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.