Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1826
Título: Perfil clínico e sóciodemográfico de crianças e adolescentes em unidades de urgência e emergência em traumas
Autor(es): Magalhaes, Fernanda Jorge
Silva, Leiliane de Oliveira
Palavras-chave: Causas externas
Traumas
Pediatria
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 25-Out-2019
Citação: SILVA, Leiliane de Oliveira. Perfil clínico e sóciodemográfico de crianças e adolescentes em unidades de urgência e emergência em traumas. 2019. 39f. Artigo (Especialização em Enfermagem Pediatria e Neonatal). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: As crianças e os adolescentes, comumente são vítimas de causas externas, gerando impacto negativo na base familiar e na saúde pública devido aos maiores gastos econômicos com serviços de emergência, internamento e reabilitação. Identificar o perfil clínico e sócio demográfico de crianças e adolescentes na unidade de urgência e emergência, Fortaleza-CE-Brasil. Estudo quantitativo transversal, documental e retrospectivo. Realizado em um hospital terciário de grande porte da rede municipal de Fortaleza, referência em traumatologia, por meio de análise dos prontuários de crianças e adolescentes no período de janeiro a dezembro de 2017. Dados secundários coletados mediante ficha identificada e individuais, sendo: Dados demográficos (sexo, idade, raça/cor, procedência) e clínicos (gravidade, condutas e desfecho). A amostra foi de 312 prontuários, no entanto foi coletado 342 fichas fechando um bloco diário de atendimento e coleta. Foram critérios de inclusão: pacientes aleatórios na emergência mediante ficha de boletim de atendimento, e critérios de exclusão os prontuários e ou fichas de atendimento bastantes incompletas, bem como perfil de adultos e idosos. Após a coleta, foram analisados e os dados compuseram o banco em planilha Excel e posteriormente analisados quanto à estatística descritiva e literatura pertinente à temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob parecer nº 2.599.128. Evidenciou-se a predominância em crianças e adolescentes do sexo masculino 58% (n=200), da raça Parda 89% (n = 306), sendo as quedas 27% (n=92) o índice mais elevado em acidentes, seguidos dos acidentes de transito com 14%(n=47). Concluiu-se que, subsidiar a prática profissional em saúde coletiva, gera perspectivas relevantes e contribui para prevenção e redução de acidentes, sequelas e óbitos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1826
Aparece nas coleções:Enfermagem Pediátrica e Neonatal Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILIANE DE OLIVEIRA SILVA_TCC.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.