Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1797
Título: Contribuições do enfermeiro no cuidado à criança com autismo: revisão narrativa da literatura
Autor(es): Marques, Juliana Freitas
Matias, Rosidelia Maria Rodrigues
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Cuidados de Enfermagem
autismo
profissional de enfermagem
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: MATIAS, Rosidelia Maria Rodrigues. Contribuições do enfermeiro no cuidado à criança com autismo: revisão narrativa da literatura. 2022. 21f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2022.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) compromete o desenvolvimento de crianças com menos de três anos de idade. De acordo com a ONU existem mais de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, sendo a maioria delas do sexo masculino. A atuação da enfermagem é crucial no diagnóstico precoce dos sinais e sintomas do TEA, uma vez que a criança autista apresenta dificuldades de interação social, linguagem e coordenação motora, sendo, portanto, fundamental o papel do profissional de enfermagem para estimular a autonomia da criança e assisti-la durante o seu desenvolvimento. O trabalho tem como objetivo geral coletar as evidências disponíveis na literatura sobre a atuação do enfermeiro no cuidado à criança autista, bem como estudar a atuação do enfermeiro na condução do tratamento dos autistas; compreender as especificidades da assistência à criança autista e apontar as contribuições do papel significativo da enfermagem para o desenvolvimento dos autistas. A metodologia utilizada foi revisão narrativa da literatura, feita por meio das bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Google acadêmico, utilizando-se para busca as palavras-chaves: “transtorno do espectro autista” ou “autismo” e “enfermagem”. Foram incluídos artigos publicados entre o período de 2021 a junho/2022, em Língua Portuguesa. Os artigos selecionados foram compilados no quadro sinóptico e sua análise foi desenvolvida em abordagem descritiva apresentando como resultados a síntese dos estudos por meio de comparações e destaque de diferenças e/ou semelhanças. Concluiu-se que há uma escassez de publicações sobre a temática sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas na área, que há certo desconhecimento por parte dos estudantes e profissionais de enfermagem e, por fim, que é extremamente importante que os profissionais da saúde conheçam sobre o Transtorno do Espectro Autista e utilizem os instrumentos de triagem precoce, a fim de possibilitar o estímulo, acompanhamento, tratamento e melhor desenvolvimento infantil.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1797
Aparece nas coleções:Enfermagem Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSIDELIA MARIA RODRIGUES MATIAS_TCC.pdf210,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.