Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1755
Título: Psicotrópicos e saúde psíquica no meio artístico musical brasileiro: análise documental: Rita Lee e Chorão
Autor(es): Silva, Cicero Igor Simoes Moura
Guimarães, Marília Maria Martins
Silva, Vinícius Félix Ferreira da
Palavras-chave: Psicotrópicos
Drogas
Saúde Psíquica
Rita Lee
Chorão
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: GUIMARÃES, Marília Maria Martins; SILVA, Vinícius Félix Ferreira da. Psicotrópicos e saúde psíquica no meio artístico musical brasileiro: análise documental: Rita Lee e Chorão. 2023. 26f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: No meio artístico musical, o uso de psicotrópicos é mais tolerado e até incentivado em alguns casos, sendo visto, muitas vezes, como um recurso para se chegar a um estado mais criativo neste meio. Porém, cabe elencar o questionamento de como essa relação pode afetar a saúde mental de um artista. Para tal estudo, foram selecionados os artistas: Rita Lee e Chorão. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender a relação entre uso de substâncias psicoativas e saúde mental dos artistas: Rita Lee e Chorão, levando em consideração a intersecção de estudos sociais, biológicos e psicológicos. Foi realizada uma análise documental da vida desses artistas, com base em uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, com ênfase nas neurociências durante os meses de fevereiro a novembro de 2023, na qual, as pesquisas foram feitas pelas plataformas EBSCOHost, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), por meio de literatura cinzenta e pelas plataformas de mídia digital, como YouTube e Netflix. Utilizou-se os operadores booleanos de pesquisa “AND” e “OR”, e as seguintes palavras de busca: [(“Psicotrópicos”) OR (“Drogas”)] AND (“Artistas”) AND [(“Saúde Mental”) OR (“Saúde Psíquica”)] pesquisados na plataforma Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após as pesquisas, foi visto que as relações que Rita Lee e que Chorão desenvolveram com alguns psicotrópicos se construíram de formas subjetivas e distintas. Também foi possível observar que as relações interpessoais e as carreiras desses artistas, muitas vezes atravessadas pelas drogas, foram influenciadas fortemente por marcadores sociais e pelos contextos históricos em que viveram.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1755
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA MARIA MARTINS GUIMARÃES VINÍCIUS FÉLIX FERREIRA DA SILVA.pdf691,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.