Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1754
Título: Efeitos do treinamento resistido em indivíduos hipertensos: uma revisão de literatura
Autor(es): Cavalcante, Jurandir Fernandes
Silva, Maria Tais
Palavras-chave: Exercício Físico
Treinamento Resistido
Hipertensão
Data do documento: 6-Dez-2022
Citação: SILVA, Maria Tais. Efeitos do treinamento resistido em indivíduos hipertensos: uma revisão de literatura. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A hipertensão é bem conhecida como uma das principais doenças crônicas que afetam a sociedade moderna, sendo altamente prevalente no mundo todo um fator de risco considerável para o aumento da mortalidade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar o comportamento da PA pós treino de força, procurando identificar um corpo de evidencia cientificas que tenham considerado o treino de força como um influenciador na melhoria Pressão Arterial. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva. Realizou-se uma busca na base de dados Google Acadêmico, a partir dos descritores treinamento resistido e hipertensos e seus correlatos em inglês, resistance training e hypertension. Foram selecionados somente artigos, nos idiomas português e inglês, publicados entre 2015 e 2022 e com texto completo disponível. As pesquisas aconteceram em agosto e novembro de 2022. Foram selecionados 10 artigos. Eles empregaram métodos semelhantes para obtenção dos resultados do estudo, modificando os instrumentos e abordagens. Diante dos resultados encontrados, podemos concluir que o exercício físico é uma estratégia anti-hipertensiva altamente eficaz, como foram comprovados em diversos artigos, descritos nessa revisão. Seus efeitos benéficos devem ser aproveitados no tratamento inicial do indivíduo hipertenso, visando evitar o uso ou reduzir o número de medicamentos e de suas doses. Os resultados apontam respostas positivas e significativas em relação ao treinamento resistido e a diminuição da PA em indivíduos hipertensos. Podemos concluir que o exercício é uma estratégia anti-hipertensiva altamente eficaz, como foram comprovados em diversos artigos, descritos nessa revisão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1754
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA TAIS SILVA_TCC.pdf868,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.