Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1753
Título: A importância da ludicidade como metodologia de ensino da natação para crianças com sobrepeso: uma revisão integrativa
Autor(es): Cavalcante, Jurandir Fernandes
Silva, Marcelo Max
Palavras-chave: Natação infantil
Ludicidade
Sobrepeso
Data do documento: 12-Dez-2022
Citação: SILVA, Marcelo Max. A importância da ludicidade como metodologia de ensino da natação para crianças com sobrepeso: uma revisão integrativa. 2022. 28f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A importância da ludicidade como metodologia de ensino da natação para crianças com sobrepeso, tema deste estudo, traz um aporte sobre a relevância dessa prática de atividade física como benefício para o desenvolvimento motor e corporal infantil, tendo em vista que, o excesso de peso em idade pré-escolar está visivelmente associado com o aumento da morbidade e mortalidade, sendo também um fator de risco elevado, com propensão a obesidade e o adoecimento nesta faixa etária. Nesse sentido, objetiva-se neste estudo demonstrar a importância da ludicidade como metodologia de ensino da natação e sua influência na perda de peso em crianças que apresentam sobrepeso. Mas especificamente analisar os conceitos e evolução histórica das palavras chaves ludicidade, natação infantil e sobrepeso. O procedimento metodológico caracterizou-se por estudo bibliográfico de cunho exploratório descritivo de revisão integrativa, feito na base de dados SCIELO, LILACS e BIREME entre outros. Nesta pesquisa, o critério para inclusão de estudos foi baseado na terminologia DeCS, utilizando os termos: “Ludicidade”; “Natação infantil”; “Sobrepeso”, no recorte temporal de 2015 a 2022, no idioma Português. Para coleta de dados foram selecionados 06 artigos e, dessa forma, as informações encontradas foram sintetizadas por categorias, favorecendo uma visão abrangente do tema e as discussões concernentes. Diante do exposto, traduz-se a importância de ensino e aprendizagem da natação de forma lúdica para que a criança possa ter espaço de experimentação, vivenciando situações variadas, baseadas em infinitas atividades sensoriais, perceptivas e motoras.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1753
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO MAX SILVA_TCC.pdf368,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.