Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1749
Título: Natação como possibilidade para o desenvolvimento motor da criança
Autor(es): Costa, Roberta Oliveira da
Linhares, Victor Hugo de Souza
Palavras-chave: Natação
Desenvolvimento Motor
Crianças
Benefícios
Data do documento: 30-Nov-2022
Citação: LINHARES, Victor Hugo de Souza. Natação como possibilidade para o desenvolvimento motor da criança. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A natação é considerada um dos esportes que mais traz benefícios à saúde, não só nas crianças, mas também em todas as outras faixas etárias, pois auxilia no cuidado de doenças cardiorrespiratórias, problemas posturais, desenvolvimento motor entre outros. A experiência motora propicia o amplo desenvolvimento dos diferentes componentes da motricidade, tais como a coordenação, o equilíbrio e o esquema corporal, e é fundamental para o desenvolvimento das diversas habilidades motoras básicas como andar, correr, saltar, galopar, nadar, arremessar e rebater. Contudo, a natação consegue oferecer um excelente meio para que o desenvolvimento motor da criança seja o melhor possível. A natação infantil consegue ser um eficaz recurso para a aplicação da Educação Física no ser humano. Deste modo, a pesquisa tem como objetivos, avaliar de que forma a natação contribui para o desenvolvimento motor da criança, além identificar os aspectos motores desenvolvidos. O estudo se classifica como uma revisão de literatura integrativa, do tipo qualitativa de referenciais bibliográficos. Foram incluídos nessa pesquisa, trabalhos publicados no período de 2020 a 2021. Segundo o estudo realizado por Machado, et al., (2016), com a prática da natação, a criança é capaz de conhecer seu corpo e busca desenvolver ao máximo sua capacidade motora, afetiva e cognitiva, explorando e vivenciando suas possibilidades, além de melhorar seu sistema cardiorrespiratório, tônus muscular, coordenação, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, habilidades tais como lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, noção espacial, temporal e ritmo, além da sociabilidade e auto confiança. Conclui-se assim, que a modalidade da natação para bebês e crianças e traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, que estão passando por uma fase de alto desenvolvimento a cada dia, e qualquer estímulo que se acrescente neste dia a dia acaba auxiliando nesta fase.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1749
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOR HUGO DE SOUZA LINHARES_TCC.pdf826,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.