Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1742
Título: Principais lesões em praticantes de capoeira: uma revisão integrativa
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Vidal, Jamilly Lyra Rodrigues
Palavras-chave: Capoeira
Lesões
Principais lesões nas lutas
Data do documento: 22-Nov-2022
Citação: VIDAL, Jamilly Lyra Rodrigues. Principais lesões em praticantes de capoeira: uma revisão integrativa. 2022. 14f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A capoeira é uma arte que envolve música, luta e dança e é praticada ao som de instrumentos como berimbau, atabaque e pandeiro, na junção de palmas e cânticos dos participantes. Em sua prática regular, a capoeira pode trazer vários benefícios para os praticantes, tais como flexibilidade, agilidade, velocidade de reação e deslocamento, força, equilíbrio, coordenação, bem-estar entre outros benefícios. Como os atletas de outras modalidades esportivas, os praticantes de capoeira também estão sujeitos a lesões. Principalmente por se tratar de uma modalidade com bastantes movimentos com paradas bruscas e ações de respostas rápidas. O objetivo do estudo é identificar as principais lesões em praticantes de capoeira e os fatores que ocasionam essas lesões. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMED, SciELO e Google Acadêmico. No PubMed e SciELO não foi encontrado nenhum estudo relacionado ao tema. Foram selecionados estudos de 2015 a 2022 usando os descritores: Capoeira e lesões. Segundo os procedimentos estabelecidos para está pesquisa, foram selecionados 3 estudos para essa revisão. Com base nos estudos, observou-se que grande parte dos praticantes de capoeira já sofreram alguma lesão durante a prática. Vale ressaltar que existem poucos estudos com a temática de capoeira, esporte e saúde. Quando procurado nas plataformas de buscas, encontramos estudos sobre capoeira ao que se refere a história, o sociocultural e educacional. O estudo conclui que as principais lesões em praticantes de capoeira são as lesões no joelho, embora outras lesões tenham sido citadas, a porcentagem das lesões nos joelhos são bem maiores quando comparado às outras lesões. E que os movimentos que ocasionam essa lesão na maioria dos casos são movimentos de acrobacias com aterrissagens de grande impacto ao solo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1742
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMILLY LYRA RODRIGUES VIDAL_TCC.pdf240,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.