Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1741
Título: Intervenções nutricionais associadas a sarcopenia e fragilidade na melhora da qualidade de vida
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Silva, Gabriel Ravy Gouveia da
Palavras-chave: Nutrição
Sarcopenia
Fragilidade
Idosos
Data do documento: 25-Nov-2022
Citação: SILVA, Gabriel Ravy Gouveia da Intervenções nutricionais associadas a sarcopenia e fragilidade na melhora da qualidade de vida. 2022. 20f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo aborda questões relacionadas sobre quais os principais métodos para as intervenções nutricionais referente ao processo de sarcopenia e fragilidade desenvolvida ao longo do envelhecimento, que conforme a literatura costuma aparecer em idosos com 60 anos ou mais, pensando no impacto e importância que esse tema a respeito da sociedade mundial. Foram desenvolvidas medidas de pesquisas para coletar na literatura trabalhos elaborados pensando nessa população. Visando descrever medidas que poderão ser adotadas para melhora o processo de sarcopenia e fragilidade, já que em questão é uma doença que não tem cura, mais sim, adotadas posturas que poderão auxiliar em uma qualidade de vida melhor dos pacientes diagnosticados. As pesquisas foram executadas em cenários muito decorrentes dessa população idosa como em asilo, hospitais e espaços de assistência social, os participantes eram selecionados quando confirmados o diagnóstico de sarcopenia, pré-fragilidade ou fragilidade que consistia quando o indivíduo apresentava, histórico de queda, perda de peso não intencional, baixa força muscular, pouca velocidade e a perda de função muscular. Para a formação da coleta dos dados foram utilizados o aparelho (DEXA) para o diagnóstico da massa muscular, e o teste de (SPPB) que consiste em uma bateria de testes para a avaliação do desempenho funcional. Os principais resultados apontam que para o indivíduo ter êxito em seu programa de intervenção ao processo de sarcopenia e fragilidade tem que ser elaborado um bom programa nutricional e auxiliado com a prática de exercícios físicos para poder atenuar o avanço da doença. Conclui-se que de acordo a literatura selecionada para a elaboração desse projeto, a melhor abordagem nutricional relacionada a esse processo está relacionada ao auto consumo de proteínas para auxiliar no processo de ganho de massa corporal e a prática regular de treinamento de força para a questão do fortalecimento muscular concluindo que para a execução desse trabalho com o público idoso precisa-se ser tomada em trabalho conjunto entre profissionais da área da saúde para assim poder extrair os melhores resultados.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1741
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL RAVY GOUVEIA DA SILVA_TCC.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.