Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1730
Título: As contribuições do voleibol para o desenvolvimento de escolares nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Sampaio, Luiz Carlos Carvalhaes
Palavras-chave: Voleibol
Escolares
Ensino Fundamental
Data do documento: 25-Nov-2022
Citação: SAMPAIO, Luiz Carlos Carvalhaes. As contribuições do voleibol para o desenvolvimento de escolares nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 17f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O voleibol enquanto modalidade foi um dos esportes que mais sofreu mudanças no decorrer da história, inclusive, sendo até inserido como conteúdo na grade curricular das aulas de Educação Física no contexto educacional. Objetiva-se com essa pesquisa verificar quais as contribuições que o ensino do voleibol pode proporcionar para os escolares dos anos finais do Ensino Fundamental. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa que teve como amostra 3 estudos de campo com natureza qualitativa aplicado com seres humanos. Para a coleta de dados foi utilizado o sítio eletrônico do Google Acadêmico, onde foram aplicados os seguintes descritores: voleibol, escolares e Ensino Fundamental. Foram construídas duas estratégias de busca: “Voleibol e escolares”; “Voleibol e Ensino Fundamental”. Os principais resultados apontam que o voleibol promove o desenvolvimento dos escolares do Ensino Fundamental de forma integral. Como também, proporciona a obtenção de valores importantes para a sua formação enquanto futuro cidadão. Sendo assim, esse desporto se faz necessário enquanto conteúdo da grade curricular a ser transmitido para os alunos da educação básica. Conclui-se que o ensino do voleibol nas aulas de Educação Física promove diversos benefícios para os discentes. Isso se deve, sobretudo, por conta da melhoria dos aspectos e habilidades que permeiam as dimensões cognitivas, procedimentais e atitudinais que são provenientes das vivências e experiências da modalidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1730
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ CARLOS CARVALHAES SAMPAIO_TCC.pdf632,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.