Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1717
Título: Desafios da tributação de transações digitais de bens e serviços pelo ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Melo, Carlos Francisco Lopes
Branco, João Victor Costa Castelo
Saunders, Jayme Bezold
Palavras-chave: Era digital
Globalização
Transações digitais
Transformações
Tributos
Data do documento: 19-Dez-2023
Citação: BRANCO, João Victor Costa Castelo; SAUNDERS, Jayme Bezold. Desafios da tributação de transações digitais de bens e serviços pelo ordenamento jurídico brasileiro. 2023. 37f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho irá discorrer acerca da dificuldade da tributação de transações de bens e serviços no âmbito digital pelo ordenamento jurídico brasileiro. A sociedade na era digital se transforma e se inova com elevada velocidade, fazendo com o que, por vezes, as leis não consigam acompanhar tais mudanças. Assim, é necessária uma análise da atual legislação tributária no Brasil, para verificar a existência de dispositivos legais suficientes para tributar transações que acontecem na esfera digital, bem como as dificuldades que precisam ser superadas para uma efetiva aplicação. Foi realizada, para fins dessa pesquisa, análises de dispositivos legais, livros, periódicos e documentos oficiais, em busca de sanar as dúvidas relacionadas ao tema. Em decorrência disso, foi possível verificar que a espécie tributária mais adequada é a dos impostos, tendo sido discorrido mais especificamente acerca do ICMS e do ISS, por estarem mais ligados à tratativa. Foi possível observar, também, que a legislação precisa se adaptar com novos conceitos, visto que o fenômeno da globalização e o crescimento da tecnologia estão fazendo com que conceitos antes fundamentais, como limites territoriais, sejam cada vez menos utilizados, em razão da expansão sem barreiras que são proporcionadas, diferentemente do que era considerado no mundo analógico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1717
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAYME BEZOLD SAUNDERS JOÃO VICTOR COSTA CASTELO BRANCO TCC 2.pdf481,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.