Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1716
Título: Capacidade funcional e risco de quedas por meio da aplicação do timed up and go em idosos de uma clínica escola
Autor(es): Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Oliveira, Bruna Maria Sabido de
Silva, Victoria Veridiane Rodrigues da
Palavras-chave: Capacidade Funcional
Idosos
Timed Up And Go
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: OLIVEIRA, Bruna Maria Sabino de; SILVA, Victoria Veridiane Rodrigues da. Capacidade funcional e risco de quedas por meio da aplicação do timed up and go em idosos de uma clínica escola. 2023. 53f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Estima-se que o envelhecimento populacional, está cada vez mais presente, alcançando a margem de 31,3 milhões. O enfraquecimento dos idosos provoca alterações fisiológicas em que comprometem a sua funcionalidade, como a habilidade ao realizar as atividades diárias. O teste timed up and go (TUG) é utilizado para avaliação da capacidade funcional do idoso, caracteriza-se de ações rotineiras e fundamentais para a mobilidade independente. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade funcional e o risco de quedas em idosos utilizando o teste Timed Up and Go em uma clínica escola. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal quantitativo, a pesquisa foi realizada em uma clínica integrada em saúde de uma instituição privada, localizada em Fortaleza/Ce. Foram incluídos no estudo pacientes idosos que realizavam fisioterapia na clínica escola, com faixa etária de 60 anos ou mais, ambos os sexos, e que não apresentam limitações funcionais. A coleta de dados foi iniciada, após a aprovação do comitê de ética em pesquisa. Resultados e Discussão: Cerca 75% dos participantes com a prevalência em mulheres que realizaram o TUG, resultou em 10 a 20 segundos, mostrando independência na maior parte do tempo, houve correlação ao risco de quedas, pelo índice grande de idosos que caíram recentemente e ao uso de fármacos. Considerações Finais: Diante disso, foi possível mostra-se que a capacidade funcional e o risco de quedas o teste TUG estão diretamente relacionados para melhor avaliação do idosos no aspecto quedas. Portanto, a maioria dos idosos participantes apresentam independência na maioria das atividades de vida diária.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1716
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA MARIA SABINO DE OLIVEIRA VICTORIA VERIDIANE RODRIGUES DA SILVA TCC.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.