Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1714
Título: Violência obstétrica: análise acerca das consequências e a reparação dos danos nas mulheres
Autor(es): Felizola, Milena Britto
Gomes, Thiffanie de Macedo
Gonçalves, Lorena Silva
Palavras-chave: Violência obstétrica
Legislação Brasileira
Parto Humanizado
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: GOMES, Thiffanie de Macedo; GONÇALVES, Lorena Silva. Violência obstétrica: análise acerca das consequências e a reparação dos danos nas mulheres. 2023. 26f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O momento do parto representa um marco singular na vida de uma mulher, já permeado por dores e ansiedades intrínsecas, demandando, por si só, cautela e atenção por parte da equipe médica. Contudo, é alarmante a constatação do considerável número de casos que abrangem formas diversas de violência obstétrica. Diante dessa realidade, o objetivo geral do presente trabalho é analisar as principais manifestações dessa violência, bem como os recursos legais disponíveis visando a reparação das vítimas, considerando a ausência de uma lei específica sobre o tema no país. Para este fim, este trabalho recorreu ao método dedutivo para consolidar conhecimentos sobre o assunto, configurando-se como uma pesquisa descritiva e explicativa, realizada através de pesquisa bibliográfica. Os resultados enfatizam a necessidade premente de se estabelecer uma legislação direcionada à violência obstétrica, visando a coibir práticas abusivas e danosas tanto para a parturiente quanto para o recém-nascido.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1714
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIFFANIE DE MACEDO GOMES LORENA SILVA GONÇALVESTCC.pdf574,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.