Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1713
Título: Incidência, mortalidade e letalidade da covid-19 no estado do Ceará de 2020 a 2022
Autor(es): Olegario, Natalia Bitar da Cunha
Braz, Jacqueline Airam Barbosa
Pinto, Antônio Patrick da Silva Tota
Palavras-chave: COVID-19
SARS-COV-2
Mortalidade
Letalidade
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: BRAZ, Jacqueline Airam Barbosa; PINTO, Antônio Patrick da Silva Tota. Incidência, mortalidade e letalidade da covid-19 no estado do Ceará de 2020 a 2022. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Em dezembro de 2019 surgiu os primeiros casos da COVID-19, pessoas diagnosticadas com uma pneumonia grave, após os resultados de amostras respiratória dos infectados foi identificado o coronavírus. Com a chegada da doença no Brasil e seu rápido contágio, o governador do estado do Ceará adquiriu medidas rígidas e cautelosas a fim de reduz a propagação da COVID-19. O objetivo do presente estudo foi investigar o comportamento dos dados de incidência, mortalidade e letalidade da COVID-19. Trata-se de um estudo ecológico, observacional com caráter descritivo. Foi realizado um levantamento epidemiológico dentro da Plataforma de transparência da gestão pública de saúde do Ceará (IntegraSUS) e no site do Ministério da Saúde. Em 2021 é possível identificar um aumento alastrante dos casos, que foi denominado de segunda onda da COVID-19. No ano de 2020 a Capital do Estado teve a maior taxa de mortalidade seguida de regiões metropolitanas e em 2022 a capital do Estado, Fortaleza, sai do ranking dos locais com maior mortalidade. Quando observada a pirâmide demográfica dos municípios com maiores taxas de letalidade por COVID-19 em 2020 no Ceará, é possível ainda identificar grande volume populacional entre 20-60 anos. Ressalta-se, ainda, que o quantitativo de casos totais reduziu consideravelmente, o que pode ter levado ao aumento das taxas de letalidade em municípios com menos casos e menos mortes. As ações governamentais, como vacina e distanciamento social, parece ter conseguido promover a redução das complicações por COVID-19, taxas de letalidade, mortalidade e incidência.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1713
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO PATRICK DA SILVA TOTA PINTO E JACQUELINE AIRAM BARBOSA BRAZ_TCC.pdf822 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.