Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1706
Título: Força de preensão palmar e os riscos de queda em idosos
Autor(es): Lopes, Rinna Rocha
Chagas, Thayna Gonçalves Gomes de
Oliveira, Antonia Vanessa Silva
Palavras-chave: Idosos
Dinamômetro
Queda
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: CHAGAS, Thayna Gonçalves Gomes das; OLIVEIRA, Antonia Vanessa Silva. Força de preensão palmar e os riscos de queda em idosos. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: A Força de Preensão Palmar desempenhou um papel crucial na avaliação de patologias dos membros superiores, sendo um indicador não apenas da força da mão, mas também do estado geral de saúde. O envelhecimento da população, especialmente no Brasil, destacou a necessidade de atenção à saúde dos idosos, com foco na condição muscular. A redução da força de preensão palmar associada à incapacidade funcional afetou diretamente a marcha, equilíbrio e capacidade de autocuidado. Objetivo Geral: Investigar a relação entre a Força de Preensão Palmar e o risco de quedas em idosos. Métodos: A metodologia do estudo foi de cunho descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 13 mulheres idosas sedentárias, com idade igual ou superior a 60 anos, participantes de um grupo de envelhecimento ativo. A coleta de dados envolveu questionários sociodemográficos, o teste TUG para avaliação da funcionalidade e o dinamômetro Jamar para medir a força de preensão palmar. Resultados: O estudo investigou a associação entre a força de preensão palmar e o risco de quedas em 13 idosas com redução de força, utilizando o dinamômetro Jamar e o Teste Timed up Go (TUG). A pesquisa apontou uma associação significativa entre a menor força de preensão palmar evidenciando o aumento do risco de quedas, assim como um maior tempo para realizar o teste TUG correlacionado com um maior risco de quedas. Conclusão: O estudo destaca a importância da avaliação da força palmar como um indicador relevante na identificação do risco de quedas em mulheres idosas participantes do grupo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1706
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA VANESSA SILVA OLIVEIRA THAYNA GONÇALVES GOMES DAS CHAGAS TCC.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.