Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1703
Título: Impactos da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Andrade, Emily Jandiely Vieira
Gomes, Carla Larissa Rodrigues
Palavras-chave: Incontinência Urinária
Qualidade de vida
Mulheres
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: ANDRADE, Emily Jandiely Vieira; GOMES, Carla Larissa Rodrigues. Impactos da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres. 2023. 25f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: A incontinência urinária (IU) é definida como a perda involuntária de urina, que causa incômodo social e higiênico. A perda urinária afeta negativamente a qualidade de vida das mulheres, uma vez que muitas delas evitam realizar certas atividades cotidianas para evitar constrangimentos. Objetivo: Este estudo se propõe investigar como a incontinência urinária interfere na qualidade de vida das mulheres. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão integrativa realizadas nas bases de dados Pubmed, MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde e no diretório de revista SciELO, publicados nos últimos 5 anos. Os critérios de inclusão foram: artigos originais em língua portuguesa e inglesa, estudos publicados e indexados no período de janeiro de 2018 a novembro de 2023 e estudos relacionados a mulheres com incontinência urinária. Os critérios de exclusão foram: excluídos arquivos indisponíveis para leitura nas bases de dados; literatura cinzenta; capítulos de livros; teses e dissertações; além de palestras e resumos de congressos. Resultados e Discussão: Dentre os resultados predominantes identificados na pesquisa, constatou-se que a incontinência urinária se manifesta de maneira ininterrupta nos artigos, ocasionando efeitos na qualidade de vida das mulheres. Essa condição revela uma significativa influência nas tarefas cotidianas, impedindo a realização plena de suas atividades diárias. Considerações Finais: Esta revisão literatura integrativa demonstrou que a incontinência urinária interfere de forma significativa na qualidade de vida de mulheres incontinentes, afetando de forma significativa o estado físico, psicológico, social, econômico e sexual dessas mulheres, pois causam constrangimento e falta de interação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1703
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA LARISSA RODRIGUES GOMES e EMILY JANDIELY VIEIRA ANDRADE TCC.pdf276,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.