Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1702
Título: Efeitos da aplicação da toxina botulínica no tratamento fisioterapêutico de pacientes com paralisia cerebral espástica: revisão integrativa
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Barreto, Lina Karen de Sena
Girão, Ana Beatriz Alves
Palavras-chave: Fisioterapia
Toxina Botulínica Tipo A
Paralisia Cerebral
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: BARRETO, Lina Karen de Sena; GIRÃO, Ana Beatriz Alves. Efeitos da aplicação da toxina botulínica no tratamento fisioterapêutico de pacientes com paralisia cerebral espástica: revisão integrativa. 2023. 22f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Paralisia Cerebral (PC) é definida como um conjunto de alterações motoras e posturais, provenientes de uma lesão cerebral primária não progressiva. No mundo aproximadamente 2,11 por 1.000 nascidos vivos são acometidos por tal condição e no Brasil uma média de 7 em cada 1.000 nascidos vivos. A PC se classifica como: espástica, discinética, atáxica e mista. Dentre estas, a espástica é a mais comum, acometendo cerca de 80% dos casos, é subdividida em quadriplegia, diplegia e hemiplegia. É mister a busca por tratamentos mais eficazes, visto isso, vem sendo estudado a associação da intervenção fisioterapêutica com a aplicação da toxina botulínica tipo A (TBA). Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo, revisar a literatura a fim de identificar os efeitos da aplicação da toxina botulínica no tratamento fisioterapêutico de pacientes com paralisia cerebral espástica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram utilizadas para a pesquisa as bases de dados: BVS, Medline, PubMed e o diretório de revistas Scielo. A princípio, desempenhou-se a leitura dos títulos, resumos e exclusão de acordo com os critérios de elegibilidade. Posteriormente, foi realizada a leitura na íntegra no qual foram selecionados 5 artigos por responder aos critérios de elegibilidade e realizada a construção de uma tabela contendo os artigos selecionados para coleta das informações mais relevantes. Frente a realização da revisão de literatura foi identificada a eficácia da aplicação da toxina botulínica no tratamento fisioterapêutico de pacientes com paralisia cerebral espástica, melhorando funcionalidade, tônus muscular e Medida da Função Motora Grossa (GMFM).
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1702
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BEATRIZ ALVES GIRÃO LINA KAREN DE SENA BARRETO TCC.pdf332,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.