Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1700
Título: A utilização de implantes produzidos por manufatura aditiva para reabilitação oral
Autor(es): Chagas, Rômulo Bomfim
Castro, Rafaela Alves
Matos, Lucas Andeilson dos Santos
Palavras-chave: Indústria Manufatureira
Impressão Tridimensional
Titânio
Implantação Dentária
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: CASTRO, Rafaela Alves; MATOS, Lucas Andeilson dos Santos. A utilização de implantes produzidos por manufatura aditiva para reabilitação oral. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A manufatura aditiva vem se tornando cada vez mais relevante no mundo da indústria, pela capacidade de produzir objetos a partir de projetos virtuais de dados 3D. A fabricação aditiva tem crescido seu escopo de atuação na área da implantodontia, proporcionando assim, novas formas de produção dos implantes dentários, sendo elas: Fusão Seletiva a Laser ou Fusão de Feixe de Elétrons. Objetiva-se identificar na literatura os principais benefícios dos implantes personalizados produzidos por manufatura aditiva para reabilitação oral. Trata-se de revisão integrativa da literatura, onde o levantamento bibliográfico ocorreu mediante acesso virtual às bases de dados MEDLINE via PubMed, Web of Science e EMBASE. Além disso, foi empregada busca manual bibliográfica de artigos primários. Foram encontradas 266 publicações, sendo eleitos doze artigos como amostra final para compor a revisão. Pode-se observar que a utilização dos implantes produzidos por manufatura aditiva apresentou efeitos benéficos para reabilitação oral. Quanto aos principais fatores positivos, os autores destacam a possibilidade de produção de peças mais complexas, possuindo propriedades mecânicas personalizadas, com superfície de escala micro e nano rugosas. Alicerçado na síntese de evidências científicas apresentadas nesta da literatura, infere-se que a manufatura aditiva é uma nova e eficaz alternativa para a fabricação de implantes personalizados. Constatou-se ainda que a fabricação aditiva de implantes por meio da técnica de fusão seletiva a laser é mais favorável do que as demais, este fato advém da produção de peças mais delicadas e da alta superfície rugosa apresentada, que implicará diretamente em seu tratamento de superfície, capazes de acelerar os processos de osseointegração.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1700
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA ALVES CASTRO LUCAS ANDEILSON DOS SANTOS MATOS_TCC.pdf242,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.