Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/17
Título: MODELO DE GESTÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ATUANTES NO SEGMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO SETOR DE PRODUÇÃO CULTURAL.
Autor(es): Freitas, Lindemberg Jardim de
Palavras-chave: Modelo de Gestão
Micro e Pequenas Empresas
Economia
Data do documento: 1-Jun-2015
Resumo: O que é a economia criativa e qual a sua importância no contexto atual das organizações? Muito tem se falado das vantagens competitivas de organizações tidas como criativas, que, de forma geral, são compreendidas como instituições que, em suas atividades, convertem sua criatividade em valor econômico, entretanto tem se pouca ou quase nenhuma pesquisa que ratifique esse conceito. O objetivo principal deste trabalho é analisar se as organizações de micro e pequeno porte inseridas no segmento da economia criativa obtêm vantagens mercadológicas em relação aos demais segmentos; além de descrever um modelo de gestão recentemente premiado pelo Ministério da Cultura, desenvolvido por uma produtora cultural de pequeno porte do segmento da economia criativa, que segundo a FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) já era responsável por 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e m 2011, totalizando naquela época R$ 110 bilhões. Contudo a dificuldade de acesso a técnicas de gestão para micro e pequenas empresas é uma das causadoras da grande mortalidade de empresas desse porte, e as instituições de suporte como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) não conseguem atender a crescente demanda, e o número de publicações que apresentam essa temática, além de pequeno, não consegue apresentar casos reais, já que em sua maioria os exemplos considerados referem se a grandes corporações. Essa ausência de modelos vem dificultando o crescimento dessas instituições, que são o verdadeiro motor da economia brasileira. Entende se que franquear práticas de gestão, adequadas à realidade das MPEs, é fomentar uma melhoria nos desenvolvimentos humano, econômico e social brasileiros. A resultante mostrará que o setor realmente se diferencia dos demais, entretanto a legislação ainda em desenvolvimento e o caráter inovador, com pouca experimentação, trazem à tona questionamentos que deverão se desdobrar em pesquisas posteriores.
URI: http://repositorio.unifametro.edu.br/jspui/handle/123456789/17
Aparece nas coleções:Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LINDEMBERG JARDIM DE FREITAS.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.