Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/169
Título: A importância do planejamento financeiro no cotidiano dos brasileiros
Autor(es): Neri, Felipe Emerson Teixeira
Lima, Glicia Raquel Alves
Sousa, Joelma do Nascimento
Palavras-chave: Administração financeira
Controle
Finanças pessoais
Planejamento
Data do documento: 19-Jun-2020
Citação: LIMA, Glícia Raquel Alves; SOUSA, Joelma do Nascimento. A importância do planejamento financeiro no cotidiano dos brasileiros. 2020. 24f. Artigo (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A administração financeira é um conjunto de ações e procedimentos que envolve planejamento, análise e controle das atividades financeiras das empresas, quando empregado no contexto individual ajuda na tomada de decisões sobre o uso adequado das finanças pessoais. O planejamento financeiro é um instrumento de importância relevante já que visa trazer um aprofundamento nas finanças pessoais e tem o intuito de mostrar o que pode estar causando esse efeito negativo no orçamento do final do mês. Este estudo teve como objetivo geral averiguar acerca do uso do planejamento financeiro pelos cidadãos brasileiros, contribuindo assim para o aperfeiçoamento de uma vida financeira equilibrada. Tendo como objetivo específico mostrar como é o atual cenário de planejamento financeiro entre os brasileiros, definir quais são os fatores que interferem na sua aplicação e propor a prática habitual de um planejamento que se adeque às condições do cidadão brasileiro. Ademais a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, através de uma plataforma digital da qual indica que a maioria da população estudada não faz o controle de gastos, embora tenha a consciência da sua importância para o sucesso financeiro. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, esta pesquisa se caracteriza como exploratória-descritiva com abordagem quantitativa, uma vez que procedeu-se à coleta de dados socioeconômicos financeiros. Por último, no desenvolvimento, pôde-se verificar que a presente pesquisa mostra-se importante não só para os acadêmicos em administração, e sim para toda a sociedade, uma vez que a elaboração de um planejamento financeiro é uma ferramenta primordial de primeira instância no controle dos gastos, tornando-se indispensável para dispor de uma vida com mais qualidade e satisfação pessoal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/169
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLÍCIA RAQUEL ALVES LIMA e JOELMA DO NASCIMENTO SOUSA_TCC.pdf264,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.