Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1688
Título: Manifestações orais decorrentes do uso de cigarro eletrônico: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Mesquita, Marcones de Sousa
Santos, Ivana da Silva
Palavras-chave: Saúde bucal
Vaping
Sistemas Eletrônicos de Liberação de Nicotina
Data do documento: 31-Mai-2022
Citação: MESQUITA, Marcones de Sousa; SANTOS, Ivana da Silva. Manifestações orais decorrentes do uso de cigarro eletrônico: revisão integrativa da literatura. 2022. 21f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo revisar a literatura acerca das principais manifestações orais decorrentes do uso de cigarro eletrônico. Trata-se de revisão integrativa da literatura, fundamentada por meio da sistematização da pesquisa e do rigor metodológico, onde foi realizado buscas nas bases de dados MEDLINE, Science Direct e Scopus. Foram identificados um total de 143 publicações, das quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados dez artigos. Com base nos dados, pode-se inferir que o cigarro eletrônico (CE) causa danos à saúde bucal do indivíduo, em especial, impactos diretos ao periodonto de sustentação dental. Ademais, apesar do uso de CE ser difundido como uma alternativa menos prejudicial e mais segura, a literatura científica não possui uma definição firme sobre isso, pois o uso da nicotina, mesmo que em pequena quantidade, está ligada a inúmeras doenças. Destarte, salienta-se a necessidade de estudos clínicos padronizados com acompanhamento a longo prazo do uso crônico de e-cigs, que possuam um maior nível de evidência científica, para uma compreensão mais consistente dos reais riscos e benefícios envolvidos quanto ao seu uso.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1688
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCONES DE SOUSA MESQUITA IVANA DA SILVA SANTOS_TCC.pdf396,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.