Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1682
Título: Estratégias nutricionais para a Retocolite Ulcerativa (RCU): uma revisão integrativa
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Gadelha, Gabrielle Carolina de M.
Siqueira, Natália da Silva
Palavras-chave: Doenças Inflamatórias Intestinais
Retocolite ulcerativa
Terapia Nutricional
Data do documento: 13-Dez-2023
Citação: GADELHA, Gabrielle Carolina de M.; SIQUEIRA, Natália da Silva. Estratégias nutricionais para a Retocolite Ulcerativa (RCU): uma revisão integrativa. 2023. 36f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Retocolite Ulcerativa (RCU) é uma doença inflamatória intestinal crônica caracterizada por inflamações recorrentes e remitentes da mucosa, sendo capaz de se estender do reto por todo o cólon, provocando sintomas como dor abdominal, fezes com sangue e esforço ao defecar com sensação de evacuação incompleta. Em virtude das deficiências nutricionais significativas desses pacientes inerentes ao seu estado clínico, a nutrição tem o papel de auxiliar na remissão e tratamento da doença visto que um aporte nutricional adequado parece abrandar os sintomas gastrointestinais e promove a cicatrização. Diante do exposto, essa pesquisa tem como objetivo geral reunir evidências de diferentes terapias nutricionais no manejo e na remissão dos sintomas da RCU e suas repercussões em marcadores bioquímicos da doença. Tratase de uma revisão de literatura integrativa, a qual a coleta de dados se desenvolveu nas bases cientificas eletrônicas Public/Publisher MEDLINE (PUBMED) e Biblioteca virtual em saúde (BVS), apresentando os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 5 anos em português e inglês, a partir dos descritores selecionados como palavras chaves do Decs/Mesh (Doenças Inflamatórias Intestinais; Retocolite Ulcerativa; Terapia Nutricional). Os estudos foram analisados subsequentemente através dos títulos, seguido de leitura dos resumos e, por fim, na íntegra, registando-se os trabalhos que são pertinentes à temática de interesse dessa revisão. 14 estudos foram selecionados como objeto da pesquisa por apresentarem aspectos que respondiam á pergunta norteadora desta revisão. Desses, uma importante parcela do público das pesquisas compiladas se encontra na fase ativa da retocolite, apresentando em sua maioria alterações da microbiota intestinal, atividade da doença e PCR alterado. Observou-se nas pesquisas que os estudos apontaram estratégias nutricionais como a utilização de probióticos, simbióticos, suplementação de vitamina D, dieta isenta de FOODMAP´s e uma dieta anti-inflamatória que apresentaram resultados significativos na redução dos sintomas por meio da restauração da microbiota intestinal. Em relação ao uso da curcuma, houve resultados significativos na melhora da qualidade de vida e remissão dos sintomas inflamatórios do cólon, contudo ainda são necessários mais estudos que comprovem sua eficácia em relação ao uso em sua composição original. Dessa forma, conclui-se que ações voltadas ao cuidado multidisciplinar associada a uma alimentação adequada para o público com RCU, em especial, com uso de dietas prebióticas, simbióticas e isentas de FOODMAP’s parecem auxiliar na remissão da atividade clínica e/ou no tratamento da doença, levando há uma melhor qualidade de vida desses indivíduos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1682
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLE CAROLINA DE M. GADELHA NATÁLIA DA SILVA SIQUEIRA TCC.pdf762,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.