Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1677
Título: Efeitos da suplementação de creatina em praticantes de treinamento de força: uma revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Leonardo Furtado de
Uchôa, Matheus Oliveira
Palavras-chave: Exercício de força
Suplementação de creatina
Treinamento resistido
Data do documento: 15-Dez-2023
Citação: UCHÔA, Matheus Oliveira. Efeitos da suplementação de creatina em praticantes de treinamento de força: uma revisão integrativa. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O aumento significativo no consumo de creatina entre indivíduos fisicamente ativos e atletas de diversas modalidades reflete a crescente busca por estratégias que otimizem o desempenho e os resultados nos treinos. A creatina, um composto natural encontrado principalmente em carnes e peixes, tem ganhado destaque devido aos seus potenciais efeitos ergogênicos em várias modalidades de treinamento, incluindo o treino de força. O estudo tem seu objetivo geral voltado para revisar os efeitos da suplementação de creatina em praticantes de treinamento de força. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Medline, Pubmed e Lilacs com os descritores em inglês: “Creatine Supplementation”, “Exercise Performance” e “Resistance Training”, sendo considerados artigos que testaram o efeito da suplementação de creatina em indivíduos praticantes do treinamento de força. Os resultados apontam sete estudos que fortalecem que a cretina tem efeito positivo no treinamento resistido, todavia, cabe destacar que, em pouco tempo de uso e de treinamento não apresenta efeito benéfico, apenas demonstra que existe uma perca de massa gorda nas pessoas, o que identifica que a creatina em pouco tempo de uso apenas reduz a gordura corporal das pessoas que praticam o treinamento resistido. Conclui-se que a suplementação de creatina, quando combinada com treinamento de força a longo prazo, pode ter um impacto positivo no aumento da força máxima e explosiva, potencialmente aprimorando as características carga-velocidade em atletas. Pesquisas futuras podem explorar essa relação em um cenário de treinamento mais prolongado para entender melhor como a creatina pode contribuir para a melhoria do desempenho atlético ao longo do tempo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1677
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS OLIVEIRA UCHOA TCC.pdf448,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.