Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1671
Título: Efeito de estratégias nutricionais no estado nutricional e exacerbações de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Nascimento, Sabryna Yohanne Albuquerque do
Silva, Maria Fernanda Oliveira
Palavras-chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Terapia Nutricional
Desnutrição
Suplementos dietéticos
Data do documento: 11-Dez-2023
Citação: NASCIMENTO, Sabryna Yohanne Albuquerque do; SILVA, Maria Fernanda Oliveira. Efeito de estratégias nutricionais no estado nutricional e exacerbações de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): uma revisão integrativa. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) caracteriza-se pela presença de obstrução ou limitação crônica do fluxo aéreo, devido a resposta inflamatória à exposição a gases nocivos e partículas tóxicas. Além disso, os pacientes acometidos são mais propensos a desencadear desnutrição, ocasionada pela perda de peso associada à perda de massa muscular. O tratamento da DPOC tem por objetivo uma melhora do quadro ou recuperação de danos causados, sendo ele medicamentoso e dietoterápico, em que a terapia nutricional deve ser adequada, pois possui grande influência no estado nutricional do paciente e na progressão da doença. Objetivo: revisar na literatura a efetividade de estratégias nutricionais e seu efeito sob o estado nutricional e exacerbações de pessoas com DPOC. Métodos: trata-se de uma revisão de literatura integrativa realizada através da seguinte questão norteadora: Há evidências sobre estratégias nutricionais e seu efeito sob o estado nutricional e exacerbações de pessoas com DPOC? O levantamento científico foi realizado em setembro de 2023, a partir dos Descritores em Ciências da Saúde: “Chronic Obstructive Pulmonary Disease”; “Nutrition Therapy”; “Dietary Supplements”, que foram combinados com o operador booleano “AND” e “OR” na base de dados National Library of Medicine (PubMed). Adotou-se como critérios de inclusão: ensaios clínicos publicados em inglês no período de 2018 a 2022, realizados com indivíduos acometidos por DPOC, em âmbito hospitalar ou ambulatorial que analisassem alguma estratégia nutricional. Foram excluídos da pesquisa trabalhos realizados com gestantes, com outras doenças associadas e revisão de literatura. Resultados: A partir da busca de dados e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 11 artigos para compor a presente revisão. Dentre as estratégias nutricionais analisadas observaram-se a suplementação de vitamina D, magnésio, vitamina C, resveratrol, ômega 3 e β-hidroxi-β- metilbutirato (HP-HMB), além da prescrição de lanches e bebidas fortificadas, que proporcionaram diferentes respostas sob a composição corporal, metabolismo proteico, mortalidade, atividade anti-inflamatória, qualidade de vida e exacerbações. Considerações finais: Diversas estratégias nutricionais foram encontradas sendo direcionadas para pessoas com DPOC, mas os resultados não foram conclusivos. Desta forma, são necessárias mais pesquisas a longo prazo, com o intuito melhorar a recuperação clínica e proporcionar maior qualidade de vida para estes pacientes através de estratégias nutricionais consolidadas que atuem de forma adjuvante ao tratamento farmacológico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1671
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA FERNANDA OLIVEIRA SILVA SABRYNA YOHANNE ALBUQUERQUE DO NASCIMENTO TCC .pdf347,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.