Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1670
Título: Dieta com redução de FODMAPS na terapêutica da síndrome do intestino irritável: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Farias, Suzana Ellen Sampaio
Pereira, Luana de Sousa
Palavras-chave: Síndrome do Intestino Irritável
Dieta FODMAP
Terapia Nutricional
Data do documento: 4-Dez-2023
Citação: FARIAS, Suzana Ellen Sampaio; PEREIRA, Luana de Sousa. Dieta com redução de FODMAPS na terapêutica da síndrome do intestino irritável: uma revisão integrativa. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença multifatorial, crônica e frequentemente incapacitante, caracterizada por alterações nos hábitos intestinais. Cada vez mais pesquisas têm sido direcionadas para a proposição de um tratamento eficaz à doença. Nessa perspectiva, a terapia nutricional com baixo teor de oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis (FODMAPs) tem se mostrado eficaz em seu tratamento e uma abordagem promissora na gestão dos sintomas. Objetivo: Revisar na literatura os efeitos da adoção da dieta pobre em FODMAPs (LFD) sob os sintomas da SII. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que o levantamento científico foi realizado em setembro e outubro de 2023, utilizando os descritores em ciências da saúde FODMAP Diet e Irritable Bowel Syndrome, combinados com o operador booleano “AND”, nas bases de dados: PUBMED e BVS. Para a realização do trabalho foram adotados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2018 a 2022, de língua inglesa, disponibilizados na íntegra, realizados com pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. Foram adotados como critérios de exclusão: revisões; estudos com gestantes; editoriais; e artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: Foram selecionados 10 artigos para o presente estudo, todos realizados em cenário internacional, que mostraram que a adoção de uma LFD trouxe resultados significativos para pessoas com SII no que se refere a redução de dor, diarreia, distensão abdominal, gravidade dos sintomas, qualidade de vida, consistência das fezes, frequência de evacuações e gases excessivos. Conclusão: Os estudos demonstraram resultados positivos sobre a aplicabilidade e eficácia da LFD em pacientes com SII, mostrando- se como importante ferramenta para o manejo terapêutico por proporcionar maior qualidade de vida para esses pacientes, por minimizar os sintomas da SII. Porém, por se tratar de uma estratégia bastante restritiva é de suma importância o acompanhamento por um profissional nutricionista e que a mesma seja utilizada por um curto período de tempo, já que a longo prazo pode desencadear deficiências nutricionais e redução de sua adesão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1670
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA DE SOUSA PEREIRA SUZANA ELLEN SAMPAIO FARIAS TCC.pdf299,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.