Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1665
Título: O papel da família no tratamento de adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa: uma revisão integrativa
Autor(es): Souza, Daniela Vieira de
Matos, Mônica Cristina Alcântara
Palavras-chave: Anorexia Nervosa
Adolescentes
Família
Tratamento
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: MATOS, Mônica Cristina Alcântara. O papel da família no tratamento de adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa: uma revisão integrativa. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O período da adolescência é caracterizado pela segunda década da vida humana que vai dos 12 aos 19 anos. É uma fase de transição da infância a vida adulta e considerado um período desafiador devido as transformações fisiológicas, psicológicas e cognitivas que ocorrem. É nesta fase da vida que alguns adolescentes podem desenvolver a Anorexia Nervosa. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o papel da família no tratamento adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa. A busca dos estudos ocorreu em setembro de 2023. Os critérios de inclusão foram artigos em português e inglês, publicados nos últimos 10 anos, que apresentassem em sua discussão considerações sobre o papel da família no tratamento de anorexia nervosa em adolescentes do sexo feminino, indexados nas bases de dados ScieELO (Biblioteca Eletrônica Científica Online), LILACS (Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e PUBMED (National Library of Medicine). Para a busca, foram utilizadas combinações entre as seguintes palavras chaves, consideradas descritores no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde): “anorexia nervosa’’, “adolescentes’’, “família’’, “tratamento’’. Os termos foram cruzados como descritores e como palavras do título e do resumo. Foram excluídos estudos com adolescentes gestantes, tentantes, universitárias do curso de nutrição, artigos de revisão, monografias, dissertações e tese. Nesta busca, após análise minuciosa dos artigos, apenas 10 foram escolhidos como objeto de estudo por apresentarem aspectos que respondiam à questão norteadora. A participação da figura paterna foi vista como fundamental para o processo de tratamento, por lidarem com a doença de forma diferente das mães que tem um maior apego emocional com as filhas, mostrando assim a importância da díade pai-mãe no tratamento. Os desafios enfrentados pelos pais são inúmeros na busca pelo cuidado dos seus filhos. O tratamento por meio das sessões terapêuticas deve ser iniciado ainda na fase de adolescência, que é quando os pais ainda exercem autoridade sobre seus filhos. As terapias baseadas na família, são consideradas eficazes tanto a curto como a longo prazo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1665
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA CRISTINA ALCANTARA MATOS TCC .pdf348,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.