Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1641
Título: Benefícios da amamentação para o binômio mãe-bebê
Autor(es): Vasconcelos, Amanda de Albuquerque
Freitas, Flavianne Costa Silva de
Freitas, Lívia Nunes de
Palavras-chave: Amamentação
Desenvolvimento Infantil
Relações Mãe-Filho
Data do documento: 31-Mai-2022
Citação: FREITAS, Flavianne Costa Silva de. FREITAS, Lívia Nunes de. Benefícios da amamentação para o binômio mãe-bebê. 2022. 21f. Artigo. (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A amamentação é o método mais natural e desejável de alimentação infantil, beneficiando os aspectos fisiológicos, físicos e psicológicos tanto da mãe como do bebê. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre os benefícios da amamentação, explorando os estudos que consistem na importância do vínculo para o binômio mãe-bebê. Foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados PubMed, aplicando os seguintes descritores Breast feeding, Child Development, Mother Child Relations, separados pelo indicador boleando “AND” que apresentasse sua versão de texto completo gratuito, publicados nos últimos 10 anos e disponível nos idiomas inglês e português. Foram encontrados 46 artigos, após leitura e análise, 8 artigos foram selecionados, por apresentarem correlação com o tema. Diante dos resultados, destacamos como os principais benefícios são: vínculo afetivo entre mãe e bebê, proteção contra infecções e alergias, além do valor nutricional. As substâncias bioativas presentes no leite materno, promovem um melhor desenvolvimento neurológico, motor e intelectual. Destaca-se também no auxílio do baixo índice de psicopatologias materna como a depressão pós parto. Ressaltando a importância da amamentação para o binômio mãe-bebê, através desse estudo conclui-se que deve ser incentivada e orientada pelos profissionais da área da saúde, bem como o cirurgião dentista, visto que a amamentação natural existe forte relação, para o desenvolvimento do sistema estomatognático.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1641
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIANNE COSTA SILVA DE FREITAS LÍVIA NUNES DE FREITAS_TCC.pdf264,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.