Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1640
Título: A realização da rinomodelação com ácido hialurônico como alternativa da rinoplastia: uma revisão de literatura
Autor(es): Esses, Diego Felipe Silveira
Araújo, Erika Gomes de
Vieira, Lícia Moreira Lima
Palavras-chave: Ácido hialurônico
Nariz
Estética
Data do documento: 31-Mai-2022
Citação: ARAÚJO, Erika Gomes de. VIEIRA, Lícia Moreira Lima. A realização da rinomodelação com ácido hialurônico como alternativa da rinoplastia: uma revisão de literatura. 2022. 20f. Artigo. (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A rinoplastia não cirúrgica realizada com ácido hialurônico vem ganhando notoriedade por pacientes que buscam melhorar características estéticas faciais, tendo em vista o seu menor custo e por ser um procedimento menos invasivo que a rinoplastia cirúrgica. A aplicação do ácido hialurônico como um material preenchedor tornou-se um dos procedimentos estéticos não cirúrgicos mais executados atualmente. O objetivo deste estudo foi avaliar por meio de uma revisão de literatura a realização da rinomodelação com ácido hialurônico como alternativa da rinoplastia. Trata-se de uma revisão de literatura, onde foram identificados artigos em produções bibliográficas com idiomas inglês e português nos anos de 2016 a 2022, coletados bases de dados LILACS e MEDLINE. Foram identificados um total de 89 estudos das duas bases de dados eletrônicas. Posteriormente, restaram 85 artigos após excluir os duplicados e 27 artigos foram excluídos, com base em estudos não pertinentes ao tema, restando 58 artigos para avaliação de elegibilidade e somente 10 artigos foram relevantes e incluídos na revisão para extração de dados. Destaca-se que a rinomodelação com ácido hialurônico é uma alternativa segura à rinoplastia cirúrgica para pacientes que desejam remodelar o nariz de forma minimamente invasiva, tendo em vista o resultado imediato, seu baixo custo, sem necessidade de anestesia geral e sem tempo de inatividade. Foi possível destacar que os estudos apontam que a rinomodelação com ácido hialurônico é uma alternativa segura e eficaz comparada a rinoplastia, tendo em vista o baixo risco, melhor custo-benefício, rápida recuperação, reversibilidade do produto e resultados positivos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1640
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKA GOMES DE ARAÚJO LÍCIA MOREIRA LIMA VIEIRA_TCC.pdf281,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.