Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1638
Título: Protocolos de remoção de eugenol remanescente por meio da fotocatálise e suas implicações na adesão do pino fibra de vidro.
Autor(es): Feitosa, Victor Pinheiro
Costa, Sabrina Candido da
Verissimo, Emilia Gabrielle Oliveira
Palavras-chave: Eugenol
Pino de fibra de vidro
fotocatálise
push-out
adesão
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: Protocolos de remoção de eugenol remanescente por meio da fotocatálise e suas implicações na adesão do pino fibra de vidro.
Resumo: Alguns cimentos endodônticos contêm eugenol que interfere negativamente na polimerização e adesão do cimento resinoso na dentina radicular. Assim, é ideal remover esse eugenol residual das paredes dentinárias antes da cimentação do pino, porém não existe um protocolo padronizado para isso. O objetivo desse estudo foi desenvolver protocolos de remoção de eugenol remanescente com suspensões com nanopartículas que fazem fotocatálise. Quarenta e oito raízes bovinas unirradiculares foram separadas de acordo com o cimento obturador, tratamento da dentina e cimento resinoso. Obturação com Endofill (cimento endodôntico contendo eugenol) ou obturação com AH PLUS (cimento controle, sem eugenol). Em seguida, a desobturação dos canais e após a cimentação dos pinos fibra de vidro de acordo com os grupos. O grupos foram: 1) AP control + SETPP – AH PLUS + Cimento Autoadesivo SETPP; 2) AP control + U200 - AH PLUS + Cimento Autoadesivo RelyX U200; 3) E control + SETPP - ENDOFILL + cimento SETPP; 4) TiO2 + SETPP – ENDOFILL + Lavagem com solução fotocatalítica de dióxido de titânio (TiO2) irradiada com luz UV por 1 minuto + Cimento SETPP; 5) Zn2SnO4 + SETPP - ENDOFILL + Lavagem com solução fotocatalítica de estanato de zinco (Zn2SnO4) irradiada com luz UV por 1 minuto + cimento SETPP; 6) E control + U200 – ENDOFILL + RelyX U200; 7 – TiO2 + U200 - ENDOFILL + Lavagem com solução fotocatalítica de TiO2 + RelyX U200; 8 - Zn2SnO4 + U200 - ENDOFILL + Lavagem com solução fotocatalítica de Zn2SnO4 + RelyX U200. Foi realizado o teste de resistência de união ao push-out. Nos resultados, o TiO2 melhorou de forma eficaz a resistência de união de ambos os cimentos. O Zn2SnO4 também melhorou a resistência de união quando associado ao cimento RelyX U200. Pode-se concluir que o pré-tratamento da dentina radicular com TiO2 e Zn2SnO4 são eficazes para melhorar cimentação de pinos fibra de vidro.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1638
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILIA GABRIELLE OLIVEIRA VERISSIMO SABRINA CANDIDO DA COSTA_TCC.pdf273,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.