Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1636
Título: Interrupção gestacional em felino doméstico: relato de caso
Autor(es): Sampaio, Thamara Barrozo
Lôbo, Raquel Sales
Silva, Amanda Cavalcante da
Palavras-chave: ovariohisterectomia
aborto
ciclo estral
gestação
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: LÔBO, Raquel Sales; SILVA, Amanda Cavalcante da. Interrupção gestacional em felino doméstico: relato de caso. 2023. 14f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A interrupção gestacional, conhecida como aborto, envolve a remoção dos fetos ou embriões antes da viabilidade fora do útero, sendo uma prática que gera debates intensos. Devido na legislaçao brasileira ser crime a realização de aborto nas mulheres, mas na medicina veterinária não tem um concenso sobre a sua proibição ficando a criterio do medico veterinario responsável pelo caso. Mas a realização da cirurgia de ovariohisterectomia é a melhor opção para controle de natalidade. Mas no entanto é realizado uso indiscriminado de anticoncepcional com intuito de evitar as gestações nas gatas. Para abordar esse problema, é crucial conscientizar os proprietários de animais sobre a importância da castração como uma medida mais segura e eficaz de controle populacional. No presente trabalho foi relatado o caso de uma gata, resgatada em que a tutora levou para o consultório em busca da interrupção gestacional e da ovário histerectomia (OSH), onde após a realização dos exames físicos e complementares , foi constatado que além de estar gestante, ela estava com uma possível hemoparasitose, sendo necessário realizar o tratamento para então realizar o procedimento cirúrgico. Após o retorno, foi visto que os parâmetros continuavam alterados, no entanto, foi necessário a realização da cirurgia devido a visualização de feto morto na paciente, onde se tornou necessário a cirurgia naquele momento , sendo castrada e feito todo o protocolo pós cirúrgico, garantindo o sucesso da ovariohisterectomia, tendo alta após cirurgia. Foi concluído que o melhor método contraceptivo é a castração, e conscientização ao não uso do anticoncepcional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1636
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA CAVALCANTE DA SILVA e RAQUEL SALES LÔBO TCC.pdf467,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.