Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1635
Título: Tratamento magnético inovador melhora a durabilidade de adesivos convencionais à dentina
Autor(es): Feitosa, Victor Pinheiro
Silva, Débora Evellin Miranda da
Teixeira, Caroline de Oliveira
Palavras-chave: Nanopartículas magnéticas
dentina
adesão
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: SILVA, Débora Evellin Miranda da. TEIXEIRA, Caroline de Oliveira. Tratamento magnético inovador melhora a durabilidade de adesivos convencionais à dentina. 2022. 26f. Artigo. (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Os adesivos são amplamente utilizados na Odontologia moderna, devido a sua vasta aplicabilidade clínica. Sua performance está interligada ao grau de infiltração entre o substrato condicionado. O objetivo foi avaliar a eficácia de um novo tratamento magnético na infiltração e adesão de adesivos convencionais à dentina desmineralizada. Foi incorporado 2% de Fe3O4 (ferrita) em forma de nanopartículas magnéticas nos adesivos convencionais de dois passos Adper Single Bond 2 - 3M (SB) e OptiBond S - Kerr (OB). Trinta molares (n=5) foram seccionados para expor dentina coronária média e restaurados com os adesivos SB e OB (controles sem nanopartículas magnéticas), SB-Mag e OB-Mag (adesivos com nanopartículas magnéticas com aproximação de imã abaixo da camada adesiva), e OB-No Mag e SB-No Mag (adesivos com nanopartículas, mas sem o uso de imã). Os espécimes foram restaurados (n=5) com resina Opallis (FGM), cortados em palitos de ~1mm² e avaliados pelo teste de resistência de união a microtração (µTBS) imediato e após envelhecimento em colagenase bacteriana (Sigma Aldrich). Para avaliar a qualidade da interface formada foi realizado teste de nanoinfiltração em MEV. Os dados foram analisados estatisticamente por ANOVA de dois fatores e teste de Tukey (p<0,05). Houve queda de resistência de união nos grupos envelhecidos SB e OB controle e SB-No Mag. Os demais que foram associados as nanopartículas com o imã, mantiveram-se µTBS estáveis após seu envelhecimento (SB-Mag e OB-Mag). Nanoinfiltração notável na camada híbrida foi verificada em todos os grupos. A adição de nanopartículas e sua associação com imã como tratamento magnético inovador, melhora a adesão de adesivos convencionais à dentina aumentando a longevidade das restaurações.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1635
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE DE OLIVEIRA TEIXEIRA DÉBORA EVELLIN MIRANDA DA SILVA_TCC.pdf713,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.